Pais

Pesquisa revela que 73% das mães gostariam de ser mais firmes

O estudo nacional entrevistou mais de 3 mil mulheres por meio de um questionário online

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

mães gostariam de ser mais firmes

Qual é a maior preocupação que você tem quando o assunto é a criação dos seus filhos? Para entender essa e outras questões, por exemplo “Como é a mãe atual?”, “O que pensa?”, “O que quer para os filhos?” e “O que prioriza para o futuro das crianças?”, foi realizado o levantamento A mãe de hoje, em março deste ano. Além disto, o trabalho, que entrevistou 3200 mulheres de todo o Brasil, visou ilustrar melhor o perfil das mães da atualidade.

A pesquisa foi realizada pela empresa PetiteBox, clube de assinaturas para gestantes, mães e crianças de até dois anos. Para Felipe Wasserman, CEO, especialista em comportamento do consumidor e coordenador do estudo, dois pontos foram os que mais chamaram atenção. “A resposta que mais me surpreendeu foi sobre o tipo de mães que elas pretendem ser. Em 73% dos casos há o desejo de ser ‘firme’”. Ele explica que, em pesquisas como estas, as respostas tendem a ser ligadas com comportamentos mais emotivos, como “carinhosa, amorosa e doce”. O outro dado que se destacou é que, para grande parte das mães, o maior desejo para os filhos é de amor e felicidade (42%), na frente de sucesso e dinheiro (11%).

Anúncio

FECHAR

Quanto ao futuro dos filhos, a maior preocupação é, em primeiro lugar, com a saúde (34%), seguida por segurança (28%) e educação (27%). “Entendo que as mães tenham maior preocupação em relação aos filhos com as questões que fogem do seu controle, por isso, acredito que a educação ficou em penúltimo lugar, pois os pais sempre vão fazer de tudo para oferecer a melhor educação aos filhos”, afirma Felipe Wasserman.

O momento em que as mulheres passaram a “se sentir mãe” foi bem diferente nas respostas. 51% já se sentia mãe quando estava grávida, 24% depois que o bebê nasceu e 12% já se sentia mãe antes mesmo de engravidar! Quando questionadas sobre as frases mais marcantes que elas lembram de ter ouvidos de suas mães, a maioria respondeu “Eu te amo”, “No dia em que você for mãe vai aprender” e “Pega um casaco”. E você, em qual categoria mais se encaixa?