Publicado em 28/07/2014, às 15h10 - Atualizado em 22/10/2020, às 10h54 por Redação Pais&Filhos
VERDADE, mas apenas algumas mulheres se dão conta de que a alimentação funciona como um gatilho para esses sintomas. Frituras, queijos amarelos, embutidos, vinho tinto e cerveja podem influenciar negativamente nesses casos, além dos já conhecidos refrigerante de cola e cafeína. Deixamos para o final a pior notícia: o chocolate é um dos principais vilões nesse período.
MITO. Na verdade, as cólicas são mais comuns nas adolescentes. O que pode aumentar nesta idade é a chance de alguns sintomas psíquicos se agravarem um pouco, como cansaço e irritabilidade nos dias que antecedem a menstruação.
VERDADE. Nesse período, as alterações hormonais podem causar dores de cabeça. O que acontece é que há uma queda brusca nas taxas de estrógeno, levando à diminuição dos níveis cerebrais de serotonina (aquele hormônio que causa a sensação de bem-estar). Assim, a chamada “substância P” aumenta, causando uma vasodilatação que gera dor de cabeça e até as incômodas enxaquecas.
MITO. Não há relação alguma entre as duas coisas. Ninguém precisa deixar de lavar o cabelo, muito menos de nadar ou praticar qualquer outro esporte aquático durante os dias de menstruação.
VERDADE. Muitas enxaquecas são ativadas pelo estímulo sensorial, por isso, ficar algumas horas num quarto escuro ajuda a acalmar os sentidos e reduzir a dor.
MITO, embora o magnésio (presente em alimentos verdes frescos e frutos do mar) e o aminoácido triptofano (encontrado em verduras frescas e no feijão) possam ter alguma ação neste caso, sua ação é muito limitada.
VERDADE, mas depende do tipo de cabelo e da forma como ele está preso. Em geral, a tração intensa e contínua, principalmente em cabelos crespos, pode gerar uma dor de leve intensidade na região frontal e no topo da cabeça.
MITO. Nenhuma dor deve ser ignorada, por isso, é muito importante contar com acompanhamento médico constante.
VERDADE. O jejum prolongado pode desencadear uma crise de enxaqueca para quem já tem disposição à dor de cabeça tensional. A dica é não passar mais de seis horas durante o dia sem se alimentar.
MITO. A intensidade da dor não tem relação com a gravidade, por isso, sempre se deve consultar um médico para que ele avalie cada caso.
VERDADE. O stress e a tensão podem gerar uma forte sensação de peso nos ombros, dificuldade para movimentar o pescoço e, em casos extremos, desencadear a dor. Por isso, fazer automassagens e alongamentos pode aliviar muito a sensação de desconforto.
Fontes: Grupo farmacêutico Sanofi Brasil (www.sanofi.com.br) e Dra. Maria Celeste Wender
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Notícias
Esposa de Rodrigo Faro descobre 'tumor raro e maligno': "Pronta para enfrentar essa batalha"