Publicado em 14/08/2019, às 11h24 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h27 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
Liderança vai muito além de um cargo. É um perfil. Alguém capaz de inspirar e motivar outras pessoas; ter iniciativa, responsabilidade, garra e dinamismo; que busca se reinventar e expandir o potencial diariamente.
Há várias formas de liderar e é importante entender como um hábito e não um status. Para que você exerça essa função da maneira mais efetiva e eficiente possível, é preciso entender os objetivos.
“Comece liderando a sua vida, sabendo definir as suas escolhas. Busque pessoas que te inspirem. Ouça e defina os seus caminhos”, sugere Regina Arns, uma das fundadoras do Espaço Mulheres Executivas, mãe da Fernanda e da Andressa, avó do Theo e do Arthur.
Nesse sentido, é importante entender quem é você e o que você deseja atingir. Essas respostas têm muita chance de serem alteradas com a maternidade, então não hesite em refazer a pergunta e ir adaptando ao seu estilo.
Segundo a especialista, todos os hábitos da família mudam com a chegada de uma criança e é importante sempre ir atrás da felicidade. Regina enfatiza: “Toda mulher pode e deve exercer todas as suas funções”, sejam elas quais forem.
No ambiente de trabalho, os números mostram que é mais difícil para elas alcançarem posições de liderança. Mesmo com a quantidade de funcionárias tendo aumentado em relação aos homens, as oportunidades de crescimento são diferentes.
Nesse contexto, empreender é uma oportunidade de negócio. “As pesquisas são claras. Aquelas empresas que têm mais mulheres na liderança tem resultados financeiros muito mais significativos”, comenta.
Ser dona de um negócio é uma possibilidade também para as mães, que se deparam com um mercado ainda mais desigual. Não é uma saída fácil. Renata lembra dos desafios e investimento necessário para ter o retorno previsto, assim como a possibilidade de ter um horário mais flexível.
Pensando nessa demanda, existe o Antes de Mim, um brechó online pensado para você, que tem muitas roupas do filho acumulando no armário e quer encontrar uma forma de desapegar e ainda fazer um bom negócio.
No site, você pode criar uma loja e vender as peças que já tem em casa. É uma alternativa de trabalho além de uma oportunidade para incentivar o hábitos sustentáveis e a reciclagem.
Acima de tudo, o espaço dá uma chance de conciliar carreira e maternidade sem precisar sair de casa. “O importante é fazer algo que atenda suas expectativas e decisões, quer sejam pessoais, profissionais ou financeiras”, finaliza.
Leia também:
Desapego vira fonte de renda extra da família: “Nos sentimos vivos quando fazemos algo assim”
Mãe cria loja online para vender roupas do filho
Estilo e conforto: 12 acessórios para compor o figurino do seu filho
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Notícias 📣
Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família
Notícias
Frente fria e chuvas no mês de outubro já tem data para chegar
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo
Notícias
Viih Tube e Eliezer contam que adotaram doze crianças para realizar sonhos: "Nunca são demais"