Pais

Criar os filhos exige muita dedicação

Apesar de ser difícil ter um equilíbrio entre trabalho e família, a culpa precisa ir embora

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Criar filhos é, sem dúvida, a tarefa mais difícil da vida, e é claro que só nos damos conta disso depois que nossos filhos nascem. Falar da educação dos outros é muito fácil, agora educar é bem difícil.

A família dos dias de hoje mudou muito de configuração. Hoje, as mulheres saem mais para trabalhar e muitos homens assumem tarefas domésticas, coisa que era impossível de se ver no passado. Mas uma coisa não muda, os filhos continuam precisando do convívio com pai e mãe, nenhum dos dois é substituível.

Anúncio

FECHAR

Mas a qualidade do convívio com pai e mãe, não está na quantidade de tempo dedicado ao filho, mas sim na qualidade do tempo. Os pais devem ser capazes de enxergar nos filhos as suas reais necessidades, e não encher a criança de mimos, presentes e etc. para suprir qualquer tipo de culpa existente.

Essa culpa que os pais sentem pela falta de tempo para estarem com a criança é que estraga tudo. Os pais acabam sendo permissivos demais, não estabelecem limites para compensar a sua ausência. As crianças acabam crescendo sem parâmetros de certo e errado. Lembro-me perfeitamente de uma palestra que assisti na escola dos meus filhos em que psicólogos alertavam que muitos problemas que apareciam no período da adolescência, na verdade foram plantados na primeira infância. Primeira infância essa em que os pais tinham que ter dado limite e deram absolutamente tudo, menos limite.

É difícil estabelecer o equilíbrio entre trabalho e família, mas para se educar corretamente é preciso que a culpa não exista e que o adulto saiba de verdade tomar conta de toda a situação.

O que faz mesmo a diferença no dia a dia é o tipo de relacionamento que haverá entre pais e filhos. A criança precisar se sentir amada e assistida, perceber a importância que ela tem para os seus pais. Conversa do tipo como foi o seu dia? O que fez na escola? Como estão seus amigos? Fazem a criança perceber que é muito importante para os seus pais e que eles estão preocupados com o seu dia a dia independentemente da quantidade de horas que estão juntos.

Educar é uma arte. Além disso, não podemos esquecer que apesar de todo o nosso esforço para acertar, também iremos errar em alguns momentos, o erro é inevitável.

O conteúdo desta matéria foi uma contribuição do blog Dicaspaisefilhos.com.br