Pais

Aprenda a como fazer um blog em 10 passos com Barbara Saleh

Nossa blogueira, mãe de Sueli e Kassem, ensina o caminho das pedras e deixa tudo mais fácil!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A blogueira Barbara Saleh conta como você pode montar o seu prórprio blog. Confira!

1) A primeira de todas as coisas é pensar no tema, qual o público que quer atingir, o rumo que  seu blog deve seguir e junto com ele um nome. Pesquise se esse nome já existe, se tiver algo parecido, tente algo inédito e original, sempre tentando combinar o tema com o nome. Uma vez escolhido, ele será sua marca, seu cartão de visita. Pense num nome fácil.

2) Escolhido o nome e o tema, pense em posts, escreva uns dez textos antes de publicar e assim que você lançar o blog, vá soltando um texto por dia, por exemplo.

Anúncio

FECHAR

3) Agora é a hora de cuidar da parte visual do seu blog, se você não entende nada de layout, procure uma webdesigner, hoje em dia tem preços super acessíveis e trabalhos maravilhosos. Se você não quiser investir logo de cara, procure plataformas gratuitas.

Veja nosso editorial de moda mãe e filha na edição de maio, que já está nas bancas (imperdível!). 

4) Faça um lançamento do seu blog, anuncie em suas redes sociais e peça ajuda aos amigos para espalhar a novidade.

5 ) Procure sempre responder os comentários dos leitores, se não tiver muitos comentários logo de cara, não desanime, continue trabalhando.

6) Não caia na mesmice, tente colocar posts com assuntos diferenciados, não repita todos os dias a mesma coisa, o leitor cansa e a chance de não voltar mais é grande.

7) A cada publicação, a cada post novo, divulgue em suas redes sociais, mas tome cuidado para não ser repetitiva demais, moderação é sempre bem vinda.

8) Tome cuidado com a super exposição, evite colocar endereço, fotos da fachada de sua casa ou prédio, evite colocar as crianças vestidas com o uniforme do colégio. Não é tudo que acontece em sua vida que você pode colocar na internet. 

9) Lembre–se que a internet é vista por qualquer pessoa, evite falar mal de alguém que você conheça. Vai que um dia ela encontra seu post por aí…

10) Nunca, nunca, nunca coloque um post no ar se você estiver com dúvidas se vai ou não se arrepender. O que colocamos na internet, fica pra vida toda. Uma frase que aprendi: os posts que devem ir pro ar são aqueles que você colocaria impressos na porta da sua casa. Se não está se sentindo bem, não coloque.

Barbara Saleh é professora de matemática e autora do Uma Mãe das Arábias, onde ela conta causos e divide as alegrias da maternidade.