Notícias

Começa vacinação contra pólio e sarampo

Crianças de 6 meses a 5 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite e de 1 a 5 anos contra o sarampo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Que vacinar as crianças é superimportante, ninguém discorda. Mas, às vezes, a vida corrida faz a gente esquecer datas e prazos. Por isso, é bom lembrar: a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no dia 8 e segue até o dia 28 de novembro.

No caso da poliomielite (também conhecida como paralisia infantil), a população-alvo inclui crianças de 6 meses até 5 anos incompletos. A expectativa do governo é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo país. Já no caso da imunização contra o sarampo, a faixa etária vai de 1 a 5 anos incompletos.

Anúncio

FECHAR

A campanha é realizada a cada 5 anos e, neste ano, foi antecipada no Ceará e em Pernambuco porque foram identificados casos das doenças em ambos os estados em 2013 e 2014. “Não podemos ter nenhuma dúvida sobre a necessidade de se manter a população protegida”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que destacou que as vacinas são seguras e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que causa sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa, cujos sintomas incluem febre alta, tosse, machas vermelhas e coriza. A única forma de prevenção é a vacinação, por isso, não deixe de proteger o seu filho.

Fonte: Ministério da Saúde