Notícias

SUS promete vacina contra catapora até o fim do mês em todos os postos

Público-alvo são bebês que já tomaram a tríplice viral, assim, além da varicela, estarão protegidos contra sarampo, rubéola e caxumba

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Até o fim deste mês, o Ministério da Saúde pretende disponibilizar pelo SUS (Sistema Único de Saúde)  a vacina contra catapora primeiramente para crianças de 15 meses, que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral (imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola). Ou seja, além de ser vacinado contra a catapora, seu filho vai tomar a segunda dose da tríplice, é a “tetraviral”. Hoje, em clínicas privadas, a dose contra a varicela (nome científico da catapora), custa em média R$ 100.

“Com apenas uma injeção, o Brasil vai poder proteger as crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase nove mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 100 óbitos. Além disso, facilita o trabalho dos profissionais e traz economia, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, disse em nota o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O fato é que ainda há cidades se adequando à rotina da nova vacina. Vá ao Posto de Saúde onde você imunizou seu filho com a tríplice e se informe. A previsão é de que as 34 mil salas de vacinação distribuídas pelo país tenham as doses até o fim do mês de setembro.  E se a primeira dose não foi tomada, não faz mal. Coloque a caderneta de vacinação em dia. Leia também:

Anúncio

FECHAR

 

Como preparar a criança para a vacina?

Volta da coqueluche mostra a importância da vacinação para grávidas 

Por que as vacinas precisam de reforço?