Notícias

Sapatos de salto alto para bebês geram polêmica nos EUA

Duas marcas americanas lançaram o acessório nos Estados Unidos e dividiram opiniões entre os pais. Veja as fotos!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Salto alto bebês 5

Muitas mulheres gostam de usar sapatos de salto alto e a maioria concorda: depois de um tempo nas alturas, o corpo começa a sentir os efeitos do acessório. Dores nos pés e nas pernas, má circulação e, dependendo do caso, enfraquecimento da musculatura da parte de trás dos tornozelos são alguns dos problemas que podem surgir com o uso prolongado dos saltos.

Duas marcas amricanas, a Heelarious e a Pee Wee Pumps, investiram em modelos de salto altos para crianças de zero a seis meses. Os sapatos são macios, flexíveis e não são feitos para andar, por isso podem ser usados apenas para fins estéticos. Os modelos, que custam cerca de 30 dólares (ou 120 reais) e podem ser encomendados pela internet, têm causado polêmica e dividido opiniões entre os pais.

Anúncio

FECHAR

Muitas mães afirmam que os bebês são muito novos para serem expostos a esse tipo de acessório, que pode sugerir uma sexualização precoce das meninas e já introduzir padrões de gênero. A professora de psicologia Catherine Tamis-LeMonda, da Universidade de Nova York, alerta que impor tais padrões para crianças tão pequenas pode trazer sérios riscos à saúde emocional: “A fixação com a aparência, com determinado padrão de beleza, alimenta muitos problemas de comportamento. Como sociedade, não deveríamos enfatizar o quão importante é ser sexy, muito menos tão cedo”, diz ela.

Os modelos são feitos de cetim com estampas de oncinha e zebra, imitando os sapatos para mulheres adultas. “Eles são exatamente como os scarpins da mamãe, só que em tamanho miniatura”, diz uma das marcas em seu site oficial. Nomes como “Diva”, “Atrevida” e “Criança Selvagem” representam alguns dos modelos. Algumas mães acham os modelos “fofos” e “bonitos”, outras questionam a necessidade de expor as meninas a esse tipo de acessório antes do tempo.

A dona da Pee Wee Pumps, Michele Holbrook (que também é mãe), afirma que nunca colocaria um bebê em perigo.”Os sapatos não devem ser usados enquanto a criança anda, brinca ou dorme. Servem apenas para uma foto divertida, fofa e fashion”, diz a empresária.

Salto alto bebês 7  Salto alto bebês 3

Salto alto bebês 2

 

 

 

Salto alto bebês 1