Notícias

Sachê purificador de água chega ao Brasil

Produzido pela P&G, produto já evitou mais de 43 mil mortes decorrentes do consumo de água contaminada em 75 países

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

No mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água potável. E se essa realidade parece muito distante, talvez você se assuste com os dados do Brasil: aqui, 17,3% da população não recebe água por meio de rede de abastecimento. O resultado? Uma sociedade com a saúde fragilizada e crianças que não se desenvolvem bem e sofrem com doenças por causa da ingestão de água contaminada.

Foi pensando nisso que a P&G desenvolveu um produto social que visa ao combate desse problema. É o P&G Sachet, que acaba de chegar ao Brasil. Com uma tecnologia de baixo custo, o produto distribuído num sachê de 4 gramas é capaz de transformar 10 litros de água contaminada em 10 litros de água potável, sem resíduos sólidos ou impurezas. O resultado é tão incrível que até parece mentira, mas não é.

Anúncio

FECHAR

O produto atende às normas da Organização Mundial de Saúde e foi desenvolvido no fim dos anos 1990; desde então, já foi distribuído em mais de 75 países, evitando mais de 43 mil mortes em consequência do consumo de água contaminada. O P&G Sachet faz parte do programa Água Pura Para Crianças e, no Brasil, chega inicialmente ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, melhorando a vida de muitas pessoas.

Como funciona
Para começar, basta despejar o conteúdo do P&G Sachet em um recipiente com 10 litros de água não potável (vale lembrar que a água não pode conter resíduos químicos). Depois, é preciso mexer a mistura por 5 minutos e, em seguida, esperar mais 5 minutos para que a sujeira decante. Para finalizar, deve-se aguardar 20 minutos para que o bactericida faça efeito e pronto! É só filtrar a água em um pano de trama fina e ela está pronta para beber.

Parcerias
O programa da P&G conta com o apoio da rede varejista Walmart, que desenvolveu a promoção “Doe Água Limpa” para incentivar os consumidores a contribuir com o projeto. Ela funciona assim: a cada produto das marcas P&G compradas na rede de supermercados, será doado o equivalente a mais um dia de água limpa para uma pessoa.
Além dessa, outras importantes parcerias fazem parte do projeto, como as da Save The Children, ChildFund e Visão Mundial.

O produto faz parte de uma ação social, e não será comercializado.

Pais&Filhos TV