Publicado em 28/10/2019, às 06h20 - Atualizado em 31/10/2019, às 15h01 por Nathalia Lopes, Filha de Márcia e Toninho
As imagens do sistema de segurança da Maternidade Saúde da Criança, no Pará, são de deixar qualquer pessoa aflita. Elas mostram uma bebê, Roberta, se mexendo e caindo da incubadora após a enfermeira responsável travar apenas um dos lados do equipamento.
A menina teve um edema cerebral por conta do impacto da quedae precisou ser transferida para fazer uma tomografia. A criança tinha apenas três meses de idade quando isso aconteceu e felizmente, hoje cinco meses após o acidente, o quadro dela é estável.
O Fantástico teve acesso as imagens da câmera de segurança da UTIneonatal e o vídeo é de perder o fôlego. É possível ver que a enfermeira trava apenas um dos lados, ver a menina se mexendo, ela caindo e uma segunda profissional correndo para tentar socorrê-la.
A reportagem do programa também conversou com os pais de Roberta, Jéssica e Roberto, que já estavam preocupados o suficiente com a filha. Afinal, ela havia nascido prematura e com problemas de refluxo. “Nós confiamos nossa bebê a uma UTI, uma UTI neonatal. O que nós imaginamos? Que ali tem tudo que um ser humano precisa para ficar seguro”, conta o Roberto.
O acidenteaconteceu no dia 7 de maio, depois que Jéssica deixou a filha aos cuidados das enfermeiras para poder ir almoçar. A técnica de enfermagem tranca apenas um dos lados da incubadora e conforme a bebê se mexia, a trava ia se soltando, até que a porta é aberta e a filha de Roberto e Jéssica cai de cabeça.
As enfermeiras ficam com a bebê no coloaté que Jéssica voltasse do almoço e não avisam a mãe sobre a queda. Foi somente ao ver o edema na cabeça da filha, que ela percebe que algo está errado. Jéssica conta que chegou a perguntar se a bebê havia caído, mas as enfermeiras mentem.
Foi uma outra pessoa, que Jéssica não sabe quem é, quem a avisou sobre o acontecido. A bebê precisou ser transferida de hospital em uma ambulância e o processo contra o hospital está correndo na justiça. A polícia já começou a investigação para descobrir: Por que não falaram a verdade para mãe? Quanto tempo o hospital levou para fazer o primeiro exame após a queda? O procedimento era o correto? E se isso já aconteceu outras vezes.
Inicialmente, o caso está sendo tratado como lesão corporal, mas pode ser tratado como omissão de socorro, negligência e até abandono de incapaz. A enfermeira disse que só não avisou os pais porque, segundo o protocolo, é a médica quem fez isso. A médica, por sua vez, disse que não mentiu. O hospital, em nota, afirma que agiu com total transparência. A altura que a bebê caiu era de 1 metro e 40 centímetros, isso fez com que a força do impacto fosse 26 vezes maior que o peso da bebê.
Leia também:
Menino de 6 anos salva vida de professora após queda e história viraliza
Sempre alerta: saiba como proteger seu filho de uma queda no trocador
Menino de 9 anos salva irmão da queda do trocador
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Família
Aline Wirley faz primeiro vídeo ao lado da filha adotiva: "Nada é por acaso"
Bebês
Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"