Notícias

Brasileiro com coronavírus reuniu 30 familiares antes de ser internado

Getty Images

Publicado em 26/02/2020, às 13h40 - Atualizado às 13h49 por Yulia Serra


Compartilhe:


O caso também é o primeiro da América Latina (Foto: Getty Images)

Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil e acendeu um alerta sobre o caso. A nova notícia é que o homem de 61 anos realizou um evento em família, com 30 pessoas, antes de apresentar os primeiros sintomas e ir para o hospital.

“Esse paciente chegou na sexta-feira. Ficou em casa sábado. No domingo, ele recebeu a família, 30 pessoas da família. Todas as pessoas da família foram contactadas e estão em observação. Mais os passageiros do avião”, explicou Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.

Ainda durante a coletiva, o secretário-executivo do Ministro da Saúde, João Gabbardo mostrou alguns estudos recentes para acalmar a população: “Todos os portadores do vírus contaminam entre duas e três pessoas. (…) Então não vamos ficar imaginando que uma pessoa que tem contato com 60 pessoas, 80 pessoas vamos ter 60 ou 80 novos portadores do vírus”.

O primeiro caso de coronavírus no Brasil

Foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em território brasileiro. O Hospital Israelita Albert Einstein registrou no Ministério da Saúde a notificação de caso suspeito de coronavírus (Covid-19), em um paciente de 61 anos, que esteve recentemente na Itália. De acordo com o Ministério, no atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que confirmou o caso na manhã desta quarta-feira (26).

O paciente com suspeita da doença esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Covid-19, o novo coronavírus. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, diz ainda a nota divulgada pelo ministério.

Saiba mais sobre o coronavírus

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.

Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Palavras-chave
Família coronavírus brasileiro confirmado parentes

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho