Família

Bombeiro morre tentando salvar criança em deslizamentos no Guarujá

Chuva causa deslizamentos no Guarujá - reprodução Solange Freitas/G1
reprodução Solange Freitas/G1

Publicado em 03/03/2020, às 13h28 - Atualizado em 08/10/2020, às 12h41 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


O temporal que está caindo na Baixada Santista vem causando estragos nas cidades de Santos, Guarujá e São Vicente. A chuva, que se iniciou na madrugada desta terça (3) causou 12 mortes e deixou cerca de 46 pessoas desaparecidas.

Chuva causa deslizamentos no Guarujá (Foto: reprodução Solange Freitas/G1)

No Guarujá, uma mãe e seu bebê morreram nos deslizamentos no Morro do Macaco Molhado. No mesmo local, um bombeiro que estava trabalhando no resgate foi atingido pela terra e também faleceu, outro está desaparecido.

Segundo relatos, o bombeiro que morreu estava tentando salvar a criança de um deslizamento , porém um segundo deslizamento os atingiu.

Chuvas causa deslizamentos em São Vicente (Foto: reprodução Letícia Gomes/G1)

Outra região da cidade, a comunidade de Vila Baiana, também está sofrendo com as tempestades. Das 46 pessoas que estão desaparecidas até o momento, 28 estavam nessa região. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros paulista, Marcos Palumbo, “um deslizamento de terra soterrou todos os barracos” e, devido ao encharcamento do terreno, o local está suscetível a outras avalanches.

Em São Vicente um casal de idosos morreu em um soterramento. Outro idoso faleceu em um asilo que foi atingido pela chuva, causando uma erosão que engoliu o chão da casa. Santos também presenciou uma morte causada pelos soterramentos. Segundo o site do Instituto Nacional de Meteorologia a chuva só irá cessar no sábado.

A defesa civil se pronunciou com a seguinte nota:

“A Defesa Civil do Estado informa que as fortes chuvas que incidiram sobre a região da Baixada Santista na madrugada de terça-feira (3) provocaram, até o momento, 21 óbitos e 28 desaparecidos, nos seguintes municípios: Guarujá (17 óbitos e 21 desaparecidos), Santos (3 óbitos e 5 desaparecidos) e São Vicente (1 óbito e 2 desaparecidos).

O número atual de desabrigados é de 118 no Guarujá, 3 em São Vicente e 150 em Santos. Quanto aos desalojados computados, são 100 em Santos e 20 em São Vicente.

Foram disponibilizadas 15,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária (colchões, cobertores, cestas básicas, roupas, água sanitária e água potável) aos municípios afetados. Tais materiais permanecerão armazenados no depósito do Fundo Social de Santos e serão distribuídos mediante solicitação das defesas civis municipais.

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, e equipe, permanecem na região, em reuniões com o Gabinete de Crise, avaliando as necessidades e a atuação das equipes de salvamento.

No Diário Oficial do Estado de hoje (4), o Governador João Doria homologou sumariamente os decretos municipais de situação de anormalidade do Guarujá (estado de calamidade pública), Santos e São Vicente (situação de emergência). Agora, seguem para a Defesa Civil Nacional para o devido reconhecimento federal.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que, até as 4h da manhã de terça (3), o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm, Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e tanto Itanhaém como Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

Nas últimas 24 horas, a contar das 6h de hoje (4), foram registrados mais 56mm no Guarujá (acumulados de 405mm em 72h), 47mm em São Vicente (267mm em 72h) e 42mm em Santos (359mm em 72h). A previsão para esta quarta-feira (4) é de chuva fraca, mas persistente, alternando com períodos de céu nublado. O volume previsto não deve ser significativo, inferior aos 10mm. No entanto, continua na Baixada o alerta de risco para novos deslizamentos em virtude dos altos acumulados (72h) e do solo continuar encharcado.”

O Instituto Médico Legal também deu seu parecer: 

“O Instituto Médico Legal de São Paulo informa que os corpos de 12 mortos em decorrência das chuvas que atingiram a Baixada Santista foram levados para as unidades de Praia Grande e Guarujá.

Os c0rpos de Rogério de Moraes Santos, de 43 anos, e Thatiana Lopes Arantes de Lima, 25, já foram identificados e liberados às famílias. Outros sete tiveram os exames legais concluídos e estão em processo de identificação pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt. Os demais passam por necropsia na unidade do IML do Guarujá.

A Defesa Civil do Estado informa que as fortes chuvas que caíram sobre a região da Baixada Santista nesta madrugada provocaram ao menos 16 mortes nas cidades de Guarujá, Santos e São Vicente. Trinta e três pessoas continuam desaparecidas.

O número preliminar de desabrigados é de 200 no Guarujá e sete em São Vicente, que também contabiliza 11 desalojados em São Vicente.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Junior, permanece na região para apoio às equipes de salvamento e avaliação das necessidades das prefeituras.

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral de São Paulo, incluindo a região da Baixada Santista.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Nadja Haddad e marido atualizam estado de saúde de filho internado no hospital - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Nadja Haddad fala sobre luto após perder filho e estado de saúde do gêmeo

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha