Notícias

Bebê com síndrome de Down morre aos 7 meses por coronavírus e caso serve de alerta

Getty Images

Publicado em 14/04/2020, às 13h06 - Atualizado às 13h11 por Yulia Serra


Compartilhe:


O caso aconteceu em Recife (Foto: Getty Images)

Mais uma notícia triste em meio a pandemia. Um bebê de apenas sete meses de vida faleceu depois de contrair o coronavírus. O menino que tinha síndrome de Down estava internado em um hospital em Recife, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Saúde do estado. De acordo com o boletim epidemiológico, o bebê também tinha hipertensão pulmonar e cardiopatia congênita.

Tudo começou no dia 4 de abril quando o menino apresentou alguns sintomas como tosse, febre e cansaço. A família optou por levá-lo ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) no dia seguinte.

Lá, foram colhidas amostras do material biológico e ficou sob cuidados médicos. No dia 8, foi transferido para o Hospital Correia Picanço. Neste dia, ele recebeu a confirmação do teste para o covid-19.

O menino permaneceu internado e teve o quadro agravado no dia 9, quando precisou também ser intubado. Segundo o boletim, para o tratamento foram utilizados “antibióticos, como azitromicina e hidroxicloroquina“.

“A criança evoluiu para um quadro de choque séptico e veio a óbito no domingo (12)”, explica o documento. O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta segunda, 13 de março, as atualizações a respeito do coronavírus no Brasil. Até o momento foram 23.430 casos confirmados e 1.328 óbitos. Com os novos números, a taxa de letalidade no país passa a ser 5,7%.

Entenda a síndrome de Down

Descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico inglês Langdon Down, é causada por um excesso do material cromossômico: em vez de dois cromossomos 21, o feto apresenta três. Esta trissomia pode ser simples, quando há um cromossomo a mais em todas as células do organismo; mosaico, quando este cromossomo extra aparece em algumas células apenas, ou por translocação, quando o cromossomo 21 está junto de outro cromossomo.

E isso gera diversos comprometimentos, inclusive em relação à imunidade, como:

– Os mais visíveis são as alterações da imagem. Crianças com Down podem apresentar dedos curtos, pregas nas mãos, olhos um pouco mais puxados, orelhas pequenas, além de outras características.

– Hipotonia, ou seja, redução da força muscular, que pode levar a uma lentidão no desenvolvimento motor.

– Cardiopatias congênitas, ou malformações cardíacas, que, na maioria dos casos, só são resolvidas com cirurgia.

– Pulmão e brônquios são mais fracos, o que predispõe a doenças respiratórias. Outros órgãos também podem apresentar funcionamento irregular. O intestino fica mais ressecado. A vesícula biliar não se contrai adequadamente.

– Os ligamentos são mais frouxos, a criança tem maior flexibilidade. Com isso, corre o risco de as articulações não se manterem estáveis, principalmente as dos pés, joelhos, coluna cervical, coxa e bacia.

– Cerca de 99% das pessoas com síndrome de Down têm problemas de visão e de 10% a 30% apresentam falhas na audição, por isso é indicado fazer avaliações auditivas e oftalmológicas anualmente.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Bebê Síndrome de Down morre coronavírus 7 meses

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nora faz teste de DNA por insistência da sogra e descobre revelação familiar de séculos