Notícias

“Adiem os planos de gravidez”, diz diretor do Ministério da Saúde

Claudio Maierovitch - Ministério de Saúde

Publicado em 18/11/2015, às 09h28 - Atualizado em 08/12/2015, às 07h13 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Claudio Maierovitch - Ministério de Saúde

O Ministério da Saúde declarou desde a semana passada estado de emergência por causa dos casos de microcefalia que têm sido diagnosticados em sete estados da região Nordeste do país. Hoje foi divulgado o primeiro boletim sobre as 399 crianças que têm suspeita da doença. A informação mais recente é de que o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, está presente no líquido amniótico de duas das crianças que nasceram com microcefalia, doença que impede o desenvolvimento esperado de tamanho para a cabeça.

Além do trabalho em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de saúde para que o Ministério da Saúde seja alertado sobre as suspeitas dos casos, os hospitais estão recebendo orientações para dar assistência às grávidas e aos bebês com microcefalia. Ainda não existe uma causa definida para a doença, mas Carlos Brito, professor da Universidade Federal de Pernambuco, já alertou sobre a conexaão entre o vírus zika e a doença.

Leia também:

Microcefalia e o vírus zika: suas dúvidas solucionadas!

O especialista chama atenção para a gravidade do problema: se isso não for controlado existe um grande risco de se espalhar para outras regiões do país. “Se a microcefalia for causada por zika, existem chances de chegar a São Paulo e ao Rio de Janeiro”. Carlos Brito afirma que as doenças causadas por mosquitos são de rápida transmissão e dispersão, por isso o cuidado deve ser redobrado. A confirmação da microcefalia é feito por meio de um exame de ultrassom, mas, assim que o bebê nasce, os médicos medem o tamanho da cabeça e já conseguem dizer se existe ou não suspeita da doença.

Principais recomendações

Claudio Maierovitch, médico e diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, recomendou que agora as mulheres tenham mais cautela e planejem mais antes de engravidar. Em alguns casos, ele recomenda até mesmo que as famílias adiem os planos de gravidez. “Nosso papel é oferecer informações para que as pessoas tomem suas próprias decisões. Hoje podemos afirmar que há uma relação muito importante do vírus zika e o aumento de casos de microcefalia. Mas esse é um conhecimento novo”, disse ele.

Antes de engravidar, Claudio Maierovitch indica que as mulheres procurem saber dos índices dos casos de zika em sua cidade, evitem contato com pessoas que tiveram os sintomas (manchas pelo corpo e coceiras) e com o mosquito e não tomem medicamentos sem orientação médica. Para se prevenir, o ideal é usar repelentes especiais para gestantes e blusas de manga comprida quando for possível. “nem todas as medidas são fáceis de seguir, mas é só por um tempo”.

O médico não aconselha que as mulheres façam o exame do líquido amniótico como prevenção ou rotina. “O exame pode trazer riscos”. Se houver alguma dúvida, fale com seu médico para saber qual o melhor procedimento. Uma das preocupações é não causar pânico nas mulheres grávidas já que, mesmo que os casos de microcefalia tenham aumentado muito do ano passado para esse, as chances de um bebê nascer com a doença é pequena.


Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho