Notícias

50 anos da Turma da Mônica inspira novidades no mercado

Desde exposições e musicais a brinquedos e produtos, a Turma de Maurício de Souza será homenageada o ano todo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Celebrando os 50 anos da Mônica, personagem criada por Mauricio de Sousa que estreou em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha no jornal Folha de S.Paulo, a Mauricio de Sousa Produções divulgou várias novidades para 2013.

São diversas parcerias com empresas, como, por exemplo, a Amor aos Pedaços, que vai oferecer em sua linha de produtos o Bolo da Mônica, uma receita inédita criada especialmente para o aniversário da personagem, além do kit Mestre Cuca da Mônica, com cupcakes.

Leia também 50 produtos para comprar nos 50 anos da Turma da Mônica

Anúncio

FECHAR

Com a rede Giraffas, restaurante oficial dos 50 anos da Mônica, os personagens de Mauricio serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas.

No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica, na mostra “Sansão também faz 50 anos”.

Já a exposição Mônica 50 anos, em São Paulo, traz a trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho da Mônica real, a filha de Mauricio, em uma grande exposição interativa sobre a Mônica.

Será lançado, em dois volumes, o título Todas as capas da Mônica, que vai reunir todas as capas do título mensal da dentuça, desde 1970. Outro livro terá como destaque as capas comentadas e as curiosidades por trás delas. E ainda sairá um livro em homenagem à personagem, no qual 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão a Mônica.

O Cartoon Network homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica, com a celebração do Mês da Mônica, em setembro, e com “pílulas comemorativas” durante toda a programação de 2013.

O canal trará ainda, em sua grade noturna, a Turma da Mônica Toy, uma releitura com uma linguagem visual atual, voltada para o público jovem e adulto, com humor diferente, em vinhetas de 30 segundos.

Sobre a personagem Mônica

 Inicialmente, nos anos 60, Mônica era uma personagem coadjuvante, mas logo se tornou a principal personagem de Maurício, junto de Cebolinha, e passou a estrelar sua própria revista em 1970 publicada primeiro pela Editora Abril e, atualmente, pela Editora Panini. Os personagens de Mauricio de Sousa passaram a ser chamados de Turma da Mônica, tendo-lhe como protagonista na maioria das obras dos Estúdios Mauricio de Sousa.

A personagem possui uma personalidade muito forte e sempre está com o Sansão, seu coelhinho de pelúcia. Mônica é sempre zombada por Cebolinha e Cascão devido a sua altura e dentes.

Maurício baseou-se em sua filha Mônica Sousa para criá-la, fato que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona. Sua melhor amiga é a Magali.

Com o passar dos anos, os traços de Mauricio evoluíram, mas Mônica manteve os dentes incisivos e o seu vestido vermelho. Em sua versão adolescente na Turma da Mônica Jovem, Mônica tem 16 anos e aparece com peso e estatura normais, e seus dentes, apesar de ainda protuberantes, são menos caricatos do que em sua versão infantil. Ela também possui um vestuário mais extenso e que não se limita apenas ao vermelho. Também na versão adolescente, Mônica mostra um maior interesse amoroso por Cebola (Cebolinha), seu amigo de infância.

Veja a história da Mônica, em vídeo, por Maurício de Souza aqui.

Festival Turma da Mônica

“Organizado em parceria com a GEO Eventos, o evento será um festival de música infantil em comemoração aos 50 anos da Mônica. Com shows ao vivo da Turma da Mônica, músicas de outras bandas infantis e atrações para as crianças em um espaco aberto, o festival vai divertir toda a família!”

Em Julho ( datas e horários ainda serão divulgados)

Chácara do Jockey Club – localizado no Jockey Club de São Paulo.

Endereço: Rua Santa Crescência, 323 – Vila Sônia

São Paulo • SP

Mais informações: www.geoeventos.com

Exposição Mônica 50 anos

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, vai trazer ao público a Exposição Mônica 50 Anos. A mostra gratuita retrata, em mais de 680m², o cinquentenário da personagem, criada por Mauricio de Sousa.

Por meio de objetos históricos, publicações editoriais, desenhos animados e instalações, o público visitante mergulhará década a década na história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. Desde 1963, ano de sua primeira aparição, Mônica conquistou o Brasil e foi destaque internacional no mundo dos quadrinhos. Uma exposição lúdica com interações e diversão para crianças e adultos!

Dias 5 de Maio à 2 de Junho – Terça à Domingo das 10h às 19h

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218

São Paulo • SP

Mais informações: www.mube.art.br/expos/monica-50-anos/

 

Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta – O musical

“Na cidade de Verona, na renascença italiana, haviam duas famílias que não se entendiam: eles eram os Montéquio e os Capuleto. Mas quis o destino que dois jovens, Julieta Monicapuleto e Romeu Cebolinha Montéquio, se apaixonassem num baile e trocassem juras de amor sob o luar, vivendo assim um amor proibido nesta emocionante história.”

Baseado no clássico da literatura Romeu e Julieta, de William Shakespeare, com releitura de Mauricio de Sousa e adaptada ao estilo narrativo do universo da Turma da Mônica, o espetáculo é embalado com 13 músicas, que abusam dos ritmos brasileiros, como forró, samba e xote, que estão sendo regravadas e remasterizadas. 

Dias 4 de Maio à 28 de Julho – Sábados e Domingos às 11h e 15h

Teatro GEO – Rua Coropés, 88, Bairro de Pinheiros

São Paulo • SP

Mais informações: www.monicaromeuejulieta.com.br