Mais

Que farra danada

Enquanto as crianças se divertem, os adultos ficam de olho nas tendências

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Por Flavia Fiorillo, mãe de Ullya e Ziyad/ Fotos Mariana Marques, Silvia e José
    
O Sony Fashion Weekend Kids no Shopping Iguatemi em São Paulo é, antes de mais nada, um evento alto astral e contagiante. As crianças se divertiram brincando nos “cantinhos” dos patrocinadores e desfilando, e os adultos babaram. Tá certo, uma ou duas pititicas se assustaram com as luzes e a multidão ao redor da passarela e abriram o berreiro na frente das câmeras – mas dois minutos depois elas estavam nos braços da mãe.

As celebridades estavam relaxadas, brincando com fotógrafos e crianças na passarela, tudo muito gostoso de assistir. No meio do desfile, tinha criança que corria, que empacava, que mandava beijos e posava, que interrompia tudo e ia para o colo dos pais, outras que adoravam posar para os fotógrafos… Tem como não rir? Desfile com criança é assim mesmo, deliciosamente imprevisível. Foi aí que percebi uma coisa, aposto que você nunca pensou no assunto: todas as crianças tinham sorriso lindo, sincero… E completo. Me pergunto como elas conseguem, pois em casa tem sempre pelo menos duas janelas abertas em cada boca, sem contar com as portas semi-fechadas.
    
Como as crianças que desfilam são clientes das marcas e não pequenos profissionais, o perfil das famílias que foram ao evento mudava junto com o line-up. A Pais & Filhos não se limitou a fotografar somente os desfiles, fizemos também fotos de moda de rua, com as crianças que foram ao evento apenas para brincar.
    
O tema da 14ª edição do Sony Fashion Weekend Kids, que aconteceu em março e mostrou as tendências do mercado infantil para o Outono/Inverno 2012, foi “Lar Doce Lar”. A ênfase não foi no doce, mas no lar. Ana Cury, a alma do evento desde a primeira edição, nos contou que anda incomodada com o pouco tempo que os membros de uma família dedicam um ao outro e que é hora de se fazer alguma coisa a respeito. Bravo, Ana! Família dá trabalho, cansa, é difícil de administrar, mas é só sua. Família é feita de memórias: use seu tempo para criar muitas com ela. Quem foi aproveitou a oportunidade.

[!page]

Anúncio

FECHAR

Tendências

Estampas

Se tem um tipo de estampa que combina bem com criança é o Folk. A PUC desfilou uma série delas, com inspiração na Índia, China, Peru e Portugal. Essa mistureba toda em cores quentes e queimadas deu muito, mas muito certo.

Um clássico revisitado estação sim, estação não, é o Paisley. A combinação de tons de rosa, lilás e vinho com creme da Mixed Kids deixou os vestidos e tops femininos e delicados.

A melhor combinação de cores de tartan foi da Cris Barros Mini. Deu aos meninos um ar de skatistas que foi bem refrescante depois de tantas camisas xadrez que não fogem do tradicional. É dela também a estampa de paisagem, que ao longe, vira um camuflado em branco, cinza, chumbo e preto, deixando a coleção menos coordenada. Era isso o que estava faltando nas coleções, criança mistura tudo mesmo quando se veste.

Coletes com peles
A vedete lúdica da estação, marcado na cintura com um cinto de couro fino ou simplesmente aberto. Que menina não vai querer um?

Vestidos
Das duas uma: ou os vestido tinham cintura alta e ampla saia ou eram mais sequinhos e cintura baixa, com um ar coquete bem anos 20.

Babados
Estavam em 80% das peças femininas. Em acabamento e mangas de tops; e nas barras de vestidos e saias. Os babados foram apresentados em sua maioria com materiais contrastantes: renda, paetê opaco, cortes a laser, com detalhes em fita de veludo ou ainda com estampas diferentes.

Petitcoats e Jaquetas
Para Jolie Mademoiselles e garotas modernas. Os materiais são os mais variados: de lã, passando por paetês até couro ecológico.

Cardigans
Em diversos pontos trabalhados e em duas alturas bem distintas: ou em forma de bolero ou na altura do quadril.

[!page]

Gente como a gente

Vou contar um segredo: as crianças, com exceção dos tweens, não estão nem aí para as celebridades. Para elas, as celebridades são gente grande e nada mais. E quer saber? É isso mesmo o que eles são, pessoas normais. Trocam fraldas, têm olheiras e se preocupam em educar e brincar com os filhos.

Veja só o Marcelo Serrado, que interpretou o impagável Crô e desfilou para a 1+1, por exemplo. Ele nos contou que é superpai quando está com a filha Catarina. Eles fazem atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, ir à praia, passear e brincar. Marcelo quer educar a filha para ser uma cidadã do futuro. Ele contou, orgulhoso, que toda vez que a Catarina vê um papel no chão, ela recolhe e põe no lixo.

Rodrigo Hilbert, que desfilou para a VR Kids, contou que deixa os filhos gêmeos se expressarem livremente, mas quando tem que ser linha dura, ele e Fernanda Lima colocam João e Francisco de castigo sem dó nem piedade.

Vida de celebridade é dura. Celebridade-modelo então, nem se fala. A mídia não perdoa uma celulite, um grama de gordura a mais. Imagine você a posição difícil que a Leticia Birkheuer está. Ainda amamentando, ela não se submeteu à pressão para emagrecer em um período de tempo irreal assim que João Guilherme nasceu, respeitando seu corpo e o momento que está vivendo com o bebê. Isso sim é que é uma mulher forte e segura de si.

Na platéia do desfile da Animê, estava a Jana Rosa da MTV. Apesar de ela comprar um monte de modelões para os filhos das amigas, sua preocupação é com o conforto das crianças. No papel de “tia”, ela pode se dar ao luxo de dar itens que os pais jamais comprariam para os filhos, como uma jaqueta dourada. Na cadeira ao lado da Jana, estava a Yasmin Manaia do Zapping Zone, cuja mãe era modelo e a ensinou como se vestir.

Blogs de moda infantil

http://www.blogmodainfantil.com.br
http://criancabemvestida.blogspot.com/
http://planetawesomekid.com/
http://www.smudgetikka.com/
http://www.kidswear-department.com/
http://vestidoderodar.blogspot.com.br/
http://www.maedemenino.com.br/
http://blogklubkids.com.br/

Pais&Filhos TV