Mais

Príncipe adormecido

A gravidez de Kate já passou das 40 semanas, e o bebê real ainda não nasceu. Saiba o que fazer quando o parto não acontece na data prevista

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Nessa semana a Duquesa Kate Middleton entrou em sua 40º semana de gestação, em tese a última. A data prevista para o parto era dia 13 de julho. Quase uma semana depois e… nada. A partir da 40ª  semana, o bebê pode nascer a qualquer momento. É importante estar de malas prontas. Mas calma que pode levar ainda um tempo. Até 42ª semana o bebê pode ficar na barriga sem significar nenhuma complicação nem para mãe nem para o bebê.

Na verdade, a minoria nasce na data exata. Apenas 5% dos bebês. A partir de 38 semanas o bebê já é considerado a termo. Ou seja, pode nascer entre 38 e 42 semanas. O motivo principal para a espera extra é mesmo a imprecisão da data exata em que ocorreu a gravidez. Por padrão, as 40 semanas são contadas a partir da data da última menstruação, abrindo, portanto, essa margem de erro de duas semanas para mais ou para menos.

Uma gravidez só é considerada pós-termo no final da 42º semana. Nesses casos, o médico deve prepará-la para indução do trabalho de parto, pois com o tempo a placenta já não tem mais a mesma capacidade de nutrir o bebê.

Anúncio

FECHAR

A partir da 40º semana, é possível que seu médico peça para vê-la com mais frequência. Segundo o ginecologista Augusto Bussab, filho de Neuza e Nemtallah, de preferência dia sim, dia não, para que seja feito o acompanhamento da vitalidade do bebê e também do útero, para diagnosticar se ele é o estado do órgão é favorável à indução ou se terá que ser feita uma cesárea. 

Indução natural

É possível que a gestante, ao perceber a demora, estimule o parto naturalmente. Algumas atividades que ajudam: 

– Caminhadas podem ajudar o bebê a descer

– Exercícios de agachamento fortalecem a musculatura pélvica.

– Atividade sexual e estimulação dos mamilos podem fazer com que o útero se contraia, dando início ao trabalho de parto

 

Consultoria: Augusto Bussab, filho de Neuza e Nemtallah, ginecologista, www.euquerosermae.com.br

Pais&Filhos TV