Mais

Inspire-se e ilumine cada cantinho da sua casa

Uma família de Nova York mostra como adapta seu apartamento às crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Edição por Ana Strumpf / Fotos por Gil Inoue

Otto e Frederico ocupam com gosto todos os cantinhos no iluminado apartamento da família, em Nova York no bairro do Brooklyn, onde moram com os pais Gisela e Thomas
 
A jornalista Gisela Gueiros conheceu o marido, produtor de documentários, Thomas Piper, na Flórida. Há cinco anos eles moram em Nova York. Há pouco mais de um ano e meio, vieram os gêmeos, Frederico e Otto. O apartamento da família, na vizinhança descolada de Williamsburg, no norte do Brooklin, se adaptou generosamente à chegada dos dois. A sala de estar foi a primeira a sofrer a presença dos pequenos. “Antes a gente tinha uma mesa de centro bem maior. Mas as crianças pedem espaço… Então, acabamos colocando uma mesa menor com um pufe e uma banqueta para apoiar os pés. São mais fáceis de arrastar pra lá e pra cá conforme eles vão ocupando a área.”
 
É também na sala que fica o lugar preferido das crianças, junto da janela, onde estão os brinquedos deles e as plantas. Adoram acompanhar o movimento da rua: o caminhão de lixo, os entregadores de caixas da UPS e os cachorros passeando com seus donos são os campeões de audiência.
 
Uma enorme caixa, aliás, que chegou com a cadeira do “home office”da jornalista, é agora o brinquedo preferido dos dois. Vira casinha, castelo, esconderijo. “Depois que eles acabam de brincar, guardo dobrada na lavanderia”, explica ela.
 
Lá em cima do piano tem um bando de… sapatos
 
 O piano, vizinho à sala de jantar, também apoia os sapatos das crianças. “Começou como uma “bagunça”, que chegava a me incomodar”, conta Gisela. “Como eles não usam sapatos dentro de casa, aquele era o lugar mais fácil para tirar e pôr antes de sair. Até que um dia achei graça naqueles sapatinhos todos enfileirados e assumimos como parte da decoração da casa.” Pianista principiante, Gisela pretende colocar os filhos na aula de piano assim que fizerem três anos.
 
Como a farra é liberada por toda a casa, o quarto dos meninos convida ao descanso, com berços da IKEA e mimos trazidos do Brasil, como as almofadas bordadas da Fronhas Carneiro e as mantas coloridas tricotadas pela amiga da mãe, Silvinha Campos. 
 
O móbile de formas geométricas é da Future Perfect e o de elefantes, da MoMA Design Store. As janelas dos quartos de pais e filhos são unidas por uma varanda, onde Gisela criou um jardim, com árvores perenes, que não perdem as folhas no inverno e protegem do sol no verão. Um apartamento com jeito de casa, em plena Nova York, é um privilégio que Frederico e Otto sabem aproveitar como ninguém.
 

Pais&Filhos TV