Gravidez

E você, enjoa como uma princesa?

Grávida, Kate Middleton foi internada com hiperêmese gravídica

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

04/12/2012

Enjoar no início da gravidez é normal, nós, plebeus, já sabemos. Inundadas com hormônios, as grávidas ficam mareadas com cheiros de que antes até gostavam muito, como o do marido. Agora, é possível enjoar muito, o tempo todo e vomitar até alimentos consagradamente leves, como bolacha água e sal. O nome desse distúrbio, que atinge de 5% a 10% das gestantes é hiperêmese gravídica, agora famoso por causa da duquesa de Cambridge e esposa do príncipe William, Kate Middleton.

Casal real espera bebê

Anúncio

FECHAR

Ela foi internada com fortes náuseas, vomitando a alma. Com o “royal baby” a caminho, não se fala de outra coisa, e a bolsa de apostas já crava: podem ser gêmeos, já que o problema costuma estar associado a mais de um bebê a caminho. Outro fator seriam problemas emocionais, mas sobre isso não há informações (se bem que, com toda a pressão da imprensa britânica por um bebê, não é de se descartar um certo estresse).

A hiperêmese gravídica é um problema que aparece nas primeiras semanas de gestação e pode ser recorrente até a 12ª semana. Os principais sintomas são:

– Náusea
– Enjoo
-Vômitos com muita intensidade
– Urina amarelo escuro
– Pouca quantidade de urina na micção
– Perda de peso nos casos mais sérios

A principal diferença entre um enjoo comum e a hiperêmese é que o primeiro passa com facilidade, mas o segundo é mais, digamos, exuberante. Se a doença for diagnosticada logo no começo, os resultados do tratamento são mais rápidos. A grávida com esse problema não pode ficar em jejum, e o ideal é que ela se alimente com intervalos menores, de duas em duas horas, e em pequenas porções. Em alguns casos só é necessário tomar soro na veia, para reidratação, em outros é preciso fazer uso de medicamentos, sempre indicados pelo médico e, nos mais graves, pode ser necessária internação, como aconteceu com a duquesa Kate. A gente só torce para ela não ter enjoado do cheiro do marido…

Consultoria: Dr. Edilson Ogeda, mãe de Filipe e Beatriz, ginecologista e obstetra do Hospital Samaritano de São Paulo.

Pais&Filhos TV