Publicado em 18/05/2018, às 09h11 por Redação Pais&Filhos
O processo de aprender e estudar tem que ser diário e constante, e deve começar logo no início do ano letivo. Só assim seu filho vai aprender a educar o cérebro para armazenar o que é de fato importante
Passada a correria da adaptação à rotina de aulas, a tendência é que a família toda relaxe um pouquinho, afinal é só o começo do ano letivo. Conseguir que todos vejam o período de aulas como parte de uma rotina saudável já é um grande começo. Mudar a perspectiva do “acabou a festa!” para uma visão de continuidade da vida, colocando a escola como algo positivo, é o melhor a fazer. Muitos problemas enfrentados no segundo semestre e no final do ano podem ser evitados se os pais conseguirem adequar o ritmo agora. O maior erro que cometemos é encarar os meses iniciais como um período de transição prolongado demais entre as férias e o “levar os estudos a sério”. Que tal combinar com os filhos uma nova rotina a partir de agora, garantindo assim um ano tranquilo e que possa deixar boas memórias? Se você conseguir colocar as dicas a seguir em prática, pode, sim, relaxar que as reuniões na escola trarão boas notícias e os momentos em família serão mais calmos! Para um ano letivo tranquilo, garanta que seu filho comece agora mesmo a:
1. Dormir mais cedo: o sono afeta a capacidade de aprendizagem. Noites completas de sono ajudam no desenvolvimento de maior capacidade de foco e concentração durante as aulas e no momento da tarefa. É também durante o sono que o cérebro armazena e organiza os conteúdos estudados ao longo do dia!
2. Praticar atividade física frequente: além de ajudar no desenvolvimento de habilidades como disciplina e persistência, a atividade física chega a ajudar na produção de novos neurônios. A vida sedentária que nossas crianças levam hoje acaba por prejudicar o envolvimento com os estudos e o desempenho escolar.
3. Estudar um pouquinho por dia: mesmo no dia em que a escola não enviar tarefa, a criança deve ter pelo menos 30 minutos para refazer alguma atividade ou escrever um pequeno resumo sobre o que aprendeu na escola. Dessa forma sinaliza para o cérebro que aquele conteúdo é importante e deve ser devidamente armazenado durante as próximas noites de sono.
Caso você precise de ajuda para organizar a rotina de estudos, não deixe para depois: peça! Quanto mais cedo as crianças encontrarem o ritmo que facilita a aprendizagem, mais prazeroso e leve será o ano letivo!
Leia também
Quer ajudar na rotina escolar do seu filho? Respeite-a!
Cinco erros cometidos pelos pais na rotina escolar dos filhos
É verdade! As crianças reais do século 21 têm rotina menos formal
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Bebês
Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira