Mais

A Minha Primeira Vez

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Estava ansiosa diante do nosso primeiro encontro, que aconteceria naquele final de tarde de inverno. Como em todo primeiro encontro na vida de uma pessoa, eu não sabia se teria a capacidade de me entregar, de sustentar uma conversa, de lidar com as situações que me escapariam ao controle. Não sabia se despertaria o interesse do outro e, finalmente, se suscitaria o prazer no nosso encontro.
As horas não passavam e o meu coração batia mais forte, juntamente à contagem dos minutos que se passavam. Eis que toca o interfone. “Sim. Já chegou? Por favor, mande subir”, eu disse à recepção do prédio. Corri em direção ao espelho, para mais uma ajeitada no cabelo, e a campainha toca.
Abro a porta inteiramente, como se tivesse abrindo o meu coração. De imediato nos identificamos pelo olhar, seguido de um terno abraço. Havíamos acabado de nos conhecer e a minha sensação era a de que já nos conhecíamos há tempos. Pedi que entrassem e se acomodassem.


Monica, diretora editorial da Pais & Filhos, trazia o meu livro, A Culpa é da Mãe, todo grifado e cheio de anotações. Sem que eu tivesse tempo de lhe dizer nada, com o seu jeito solto e articulado, ela já foi me falando que o livro era o máximo. Mariana, sua editora-chefe, com um jeito tímido e observador, concordava com o que Monica dizia. Após a entrevista de três horas, que concedi para a revista, que promove a campanha “Culpa, Não!”, combinamos de nos encontrar com as mães leitoras, para um brunch.


O meu livro havia caído como uma luva para a campanha e vice-versa. Um casamento perfeito, obra do acaso. Seria mesmo obra do acaso ou das pessoas ligadas ao que acontece e preocupadas com o andar das coisas? Conexão perfeita com o mesmo objetivo: livrar as mães da culpa que carregam, diante do que lhes escapa ao controle ou que consideram erros.

Anúncio

FECHAR


O brunch foi maravilhoso. As mães trocavam figurinhas, toda a equipe da Pais & Filhos participava com entusiasmo e eu me deliciava com a oportunidade de fazer algo maior pelas famílias.
E foi assim que, após esta primeira vez, recebi o honroso convite para ser colunista da revista que muito me serviu de orientação na vida, para cuidar do desenvolvimento dos meus quatro filhos, quando pequenos.


Então, aqui estou, debutando. Depois de 40 anos de trabalho dedicados às famílias, às escolas, aos meus livros e ao meu consultório, tenho a grande oportunidade de estar em suas mãos, entrar em sua casa, por meio desta coluna. Finalmente, a oportunidade de falar ao mundo sobre a importância das famílias, sobre a criação dos filhos, responder às dúvidas e apoiar a mulher que é mãe, profissional, motorista, professora, enfermeira, cozinheira, lavadeira e amante. Quantos papéis nós mulheres assumimos na vida! Como lidar com todos eles e separá-los no momento exato?


Esta coluna pretende lhe ajudar na tarefa de ser mãe, sem se esquecer da mulher que existe em você. Não pretendo dar nenhuma receita, mas levar você a pensar sobre. Claro! Dicas serão sempre muito bem-vindas.


Escolhi o tema A Minha Primeira Vez porque todos temos a primeira vez em algo que iniciamos. E, em se tratando de filhos, a maravilha da maternidade está no fato dos filhos nos tornarem mães e, a cada filho novo, deve nascer uma nova mãe. Portanto, não importa quantos filhos você tenha, mas sim, o número de mães que existe em você. Você sabe como ser uma mãe para cada filho? Este será o tema da minha próxima coluna.  Até o próximo mês.


Um largo e sincero sorriso.

Elizabeth Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, é pedagoga, psicóloga e autora do livro "A Culpa é da Mãe".

elizabeth.monteiro@revistapaisefilhos.com.br

Pais&Filhos TV