Publicado em 24/10/2012, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
25/10/2012
A leitora Flavia Fiorillo, mãe de Ullya, de 9 anos e Ziyad, de 7 anos, falou sobre suas culpas como mãe. Para participar, envie sua lista com as 10 culpas, foto e nome dos filhos para [email protected]. A cada dia, publicaremos uma lista.
1. Ignorância. Não no mal sentido, mas sobre a falta de conhecimento que nos faz errar, e errar, e errar. Não dá para saber tudo sobre pediatria, nutricionismo, pedagogia ou psicologia. Isso sem falar que jamais vou (querer) me lembrar da tabela periódica para ajudar as crianças com a lição de casa. Imagine a minha cara quando o pediatra me disse que a tosse de quase duas semanas da minha filha era pneumonia avançada?
2. Julgar as outras mães em suas decisões. E ai de alguém que vier me dizer que estou fazendo alguma coisa errada, eu pulo no pescoço!
3. Preguiça de ser mãe. Vinte-e-quatro horas por dia, 365 dias por semana, sábados, domingos e feriados. Se formos contar só a supervisão da escovação de dentes, multiplique isso por tres vezes ao dia. Depois por dois, pois tenho duas crianças. E cortar unhas então?
4. De perder a paciência.
5. De não colocá-los em baixo da minha asa em situações de conflito com amiguinhos. Por mais que eu queira, eu não interfiro – só medio. A não ser quando um deles está pronto para atirar aquele trenzinho de madeira na cabeça do outro.
6. Não ser perfeita. Sabe aquele modelo de virtude, decoro, boa vontade e educação o tempo todo? Aliás, essas mulheres existem? Alguém já viu ou elas se escondem nas matas como o abominável homem das neves?
7. De passar muito tempo no computador. Tá, é meu trabalho e eu trabalho em casa. Mas será que não dá para, a essa altura do campeonato, eles entenderem isso? Quantas vezes eu preciso explicar? Ops, tá vendo, já perdi a paciência.
8. Esquecer o filho na escola. Mais de uma vez. Perder a filha no supermercado. Sério, não sei como ninguém chamou a assistência social e achou um lar mais adequado para meus filhos.
9. Eu deveria ser um bom exemplo: fazer exercício, não gritar, fazer a cama, escrever com letra cursiva, estar sempre com as unhas feitas e com corretivo nas olheiras. Se alguém disser que me viu indo à padaria de Crocs eu nego.
10. Não poder oferecer mais para eles. Mais tempo para eles se dedicarem a esportes e outras atividades, mais dinheiro para poder viajar e dar mais conforto a suas vidas, mais oportunidades para eles explorarem situações novas e interessantes.
11. Dizer não em algumas situações quando é preciso para que eles aprendam uma lição.
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar