Gravidez

Veja quais são os melhores alimentos para o desenvolvimento do cérebro do seu bebê

A suplementação com vitaminas deve ser feita com acompanhamento médico - Pexels/Anna Shvets
Pexels/Anna Shvets

Publicado em 04/11/2022, às 12h56 - Atualizado em 03/10/2023, às 14h19 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto


Um dos primeiros órgãos a se formar, o cérebrodo seu bebê já começa a se desenvolver na terceira semana de gravidez. É ele que será responsável pelo consumo de mais da metade da energia disponível durante a gestação. Sendo assim, uma alimentação voltada ao crescimento saudável do cérebro do bebê pode fazer toda a diferença na sua gravidez. Veja o que incluir na sua dieta para melhorar o desenvolvimento cerebral do seu filho.

Vitamina

De acordo com a Parents, fazer suplementação com vitaminas pré-natal deve ajudar a garantir o equilíbrio de nutrientes necessário para seu bebê. Entre as suplementações mais comuns estão ácido fólico e vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos; vitamina C para produzir colágeno; vitamina D para construção óssea e zinco para o desenvolvimento do cérebro. 

A suplementação com vitaminas deve ser feita com acompanhamento médico
A suplementação com vitaminas deve ser feita com acompanhamento médico (Foto: Pexels/Anna Shvets)

Dica: caso a vitamina cause desconforto estomacal, não a abandone! Tente tomá-la junto com a refeição ou converse com seu médico sobre mudar de marca.

Antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes, como brócolis, espinafre, tomate e limão, são excelentes para o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. “Os antioxidantes protegem o tecido cerebral do bebê contra danos”, explica ao Parents a nutricionista Elizabeth Somer, autora de Nutrition for a Healthy Pregnancy. 

Na dúvida, escolha frutas e vegetais com cores marcantes – como folhas verdes escuras, mamão, mirtilo e uva – para obter maior poder antioxidante.

Ômega-3

Por ser rico em ácidos graxos ômega-3, como o DHA, o peixe pode aumentar o poder cerebral do seu bebê. Um estudo da Harvard Medical School mostra que quanto mais peixes as grávidas comiam durante o segundo trimestre de gestação, maior a pontuação de seus bebês em um teste de desenvolvimento mental aos 6 meses de idade.

Ômega-3 é um aliado para as gestantes que querem focar em uma dieta nutritiva e estimulante para o bebê
Ômega-3 é um aliado para as gestantes que querem focar em uma dieta nutritiva e estimulante para o bebê (Foto: ShutterStock)

Se você não gosta ou não come peixe, converse com seu médico sobre tomar suplemento. Sementes de linhaça e chia também contém ômega-3.

Proteína

Seu corpo vai precisar de mais proteína durante a gravidez para construir células e produzir hormônios para o bebê em crescimento. Normalmente, especialistas recomendam de 75 a 100 gramas de proteína por dia, conforme informa a American Pregnancy Association. 

Para reforçar a proteína de forma saudável, aposte em smoothie de iogurte no café da manhã, uma xícara de sopa de feijão no almoço, manteiga de amendoim com biscoitos integrais para o lanche da tarde ou uma porção de até 100 gramas de carne magra no jantar.

Ferro

Sua ingestão de ferro precisa dobrar durante a gravidez, pois o ferro ajuda a fornecer oxigênio ao bebê. Caso você esteja com níveis de ferro abaixo do necessário, o risco de crescimento deficiente – e QI mais baixo – aumenta. Peça ao seu médico exames que apontem seu nível de ferro e, em seguida, certifique-se de que sua dieta inclua alimentos ricos neste nutriente, como carne magra, frango, legumes e cereais matinais suplementados.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Ana Paula Siebert relembra passado ao receber bronca de Roberto Justus - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert toma bronca de Roberto Justus em festa de Vicky: "Medo de ser demitida"