Gravidez

Mãe massageada

A massagem pode aliviar as dores da gravidez

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Massagens podem aliviar sintomas da gravidez

Por Marianna Perri, filha de Rita e José

È comum: junto com o crescimento da barriga, cresce também o número de reclamações das futuras mães de dores espalhadas pelo corpo, principalmente nas costas. Já que os remédios não são os mais recomendados, a massagem pode ser uma boa alternativa para que as gestantes fiquem mais confortáveis.

Anúncio

FECHAR

Uma das regiões mais doloridas durante a gravidez é a lombar, já que o eixo gravitacional da mulher muda conforme as semanas vão passando. Fazer massagem na região pode aliviar os sintomas. Você pode pressionar como polegar os pontos mais doloridos por trinta segundos, ou ainda fazer movimentos circulares com as mãos, estendendo a massagem pelas costas.

Além dos movimentos, o uso de óleos ou cremes pode ajudar, não só durante a massagem, mas também a manter a pele da gestante hidratada. Mas fique atenta: não são todos os produtos que podem ser usados pelas futuras mães.

Os óleos naturais são feitos do extrato da planta e podem trazer benefícios como aliviar as dores musculares, articulares e de cabeça; ser um calmante natural; restabelecer o equilíbrio mental e ser usado no tratamento contra impaciência, ansiedade, estresse e esgotamento.

Para aliviar o incômodo e inchaço dos pés e pernas, além da massagem, procure fazer escalda-pés com flores de lavanda ou alfazema, que ainda deixam um aroma no ar.

É importante lembrar que estes sintomas são normais durante a gestação, mas, caso você esteja sentindo dores, avise seu médico.

Consultoria: Daiana Strada, filha de Olga e Angelo, é naturóloga especialista em Cromopuntura

Pais&Filhos TV