Gravidez

Gravidez de risco: o que é, causas, sintomas e por que pode acontecer

Shutterstock

Publicado em 06/05/2021, às 09h59 - Atualizado em 03/09/2021, às 13h02 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Quando o positivo aparece, logo chega também as mais diversas preocupações com a saúde do bebê. Uma delas é a possibilidade de uma gravidez de risco, que assusta diversas mães durante um momento tão especial. Na prática, apesar de intimidar, cada gestação é de um jeito e deve sempre seguir o pré-natal recomendado pelo médico.

De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Igor Padovesi, colunista da Pais&Filhos, e pai de Beatriz e Guilherme, a gravidez de risco não é um diagnóstico. “Qualquer situação que fuja da normalidade, somada a alguma outra condição de saúde ou doença à gestação pode ser considerada uma gravidez de risco”, explica.

É superimportante seguir o pré-natal recomendado pelo médico obstetra na gravidez (Foto: Shutterstock)

Podendo ser relacionada tanto com a saúde da mulher antes de engravidar, como também com a gestação do bebê, o termo gravidez de risco é considerado vago, porque “não é diretamente um diagnóstico, mas sim qualquer condição anormal da gestação que não seja comum”.

Sintomas da gravidez de risco

Durante uma gravidez de risco, é importante reforçar que não existem sintomas específicos, pois em cada uma das situações eles podem variar. Mas, é importante ficar de olho e conversar com o seu médico caso perceba:

Causas da gravidez de risco

Assim como os sintomas, as causas também podem ser diversas. Por isso, é muito importante que a grávida seja acompanhada por um obstetra ao longo de toda a gestação para que seja possível identificar algum tipo de anormalidade. Por isso, mesmo antes de engravidar, é importante ficar de olho se a mulher apresenta:

Toda mulher pode ter uma gravidez de risco?

Infelizmente, pode. “É imprevisível, porque mesmo que a mulher engravide sem ter nenhuma doença, pode acontecer de forma inesperada uma situação fetal que caracteriza um risco”, explica Igor Padovesi. Além disso, é possível acontecer ainda nos extremos da idade reprodutiva, ou seja, na adolescência e a partir dos 40 anos.

A gravidez de risco é imprevisível e deve ser acompanhada de perto (Foto: Shutterstock)

É possível evitar uma gravidez de risco?

Não é possível evitar uma gravidez de risco. Mesmo que a mulher não tenha doenças antes de engravidar, a situação pode acontecer, uma vez que o problema é imprevisível. Portanto, qualquer situação que fuja da normalidade precisa ser investigado por um médico especialista e classificado em níveis de riscos para o tratamento correto.

A gravidez de risco pode causar uma perda gestacional?

Antes de mais nada, é importante reforçar que nem toda gravidez de risco irá causar uma perda gestacional. Segundo o obstetra, as condições que levam a um maior risco de perda são: mulheres que possuem doenças autoimunes, reumatológicas e problemas de coagulação.

Como deve acontecer o pré-natal para uma gravidez de risco?

Desde o início da gravidez, é superimportante que a mulher faça o acompanhamento regularmente, independente se a gestação for ou não de risco. “Existem situações de risco altas, mas a maioria são baixas. Dependendo, o acompanhamento pode ser diferente, envolvendo mais exames e também uma maior frequência deles”, conclui.


Palavras-chave
Família Saúde Gravidez gravidez de risco

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha