Publicado em 28/07/2022, às 08h47 - Atualizado às 08h47 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Depois que os dois risquinhos no teste de gravidez apontam que uma nova vida está se formando dentro do corpo da mulher, muita coisa muda: os exames passam a fazer ainda mais parte da rotina, os exercícios físicos entram em cena de um jeito diferente e, principalmente, a alimentação dessa futura mãe passa a ser vista com maior atenção – afinal, é importante garantir que o bebê receba todos os nutrientes necessários para se desenvolver de maneira saudável.
Tirar um alimento dos seus hábitos ou não durante a gestação vai depender muito do que for orientado pelo seu obstetra e de como seus exames estiverem. Mas, uma coisa é certa: algumas coisas que você consome vão diminuir de quantidade ao longo desses 9 meses em que você está carregando seu filho no útero. Uma delas, por exemplo, são as bebidas à base de cafeína.
Café, refrigerantes à base de cola, energéticos e alguns tipos de chás entram na lista de bebidas que possuem cafeína na composição e que não são terminantemente proibidos, mas pedem uma quantidade certa para serem consumidos pela grávida. Isso porque essa substância é altamente estimulante, e podem até provocar taquicardia no bebê.
“É preciso analisar os sintomas durante a gestação, pois o café pode trazer sensibilidade estomacal. A bebida em excesso não é recomendada, assim como água. Grávidas podem tomar 3 xícaras de café ao longo do dia, em horários espaçados e longe das refeições, pois ele pode afetar a absorção de ferro, nutriente muito importante durante a gestação”, comenta dra. Elaine de Pádua, nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, mestre pela UNIFESP, autora do livro “O que tem no prato do seu filho”, colunista da Pais&Filhos e mãe de Rafaella e Isabella.
Sabemos que um almoço de domingo com a casa cheia de pessoas queridas, reuniões de família e até mesmo um lanchinho da tarde pode abrir a vontade de tomar um pouco de refrigerante. A boa notícia é que você não precisa ficar só no desejo: quando consumida com moderação, seguindo protocolos médicos, a cafeína pode trazer benefícios.
A quantidade de cafeína em cada um desses alimentos pode variar muito. O café, por exempli, pode ter de 29 a 176 miligramas de cafeína por xícara. No chá, esse número vai de 8 a 107mg/xícara; no chocolate, 5 a 10mg; no refrigerante de cola, de 32 a 65mg em 360 ml.
As recomendações médicas sobre ingestão segura de cafeína variam de 150mg a 300mg por dia. Isso equivale a três xícaras pequenas de café expresso, de 60 ml cada. De acordo com a associação American College of Obstetricians and Gynecologists, 200 miligramas de cafeína é uma quantia que parece não oferecer riscos como perda gestacional ou parto prematuro. Antes de começar a tomar a bebida, converse com seu médico.
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
Consultoria: dra. Fernanda Pepicelli, ginecologista e obstetra da Clínica MedPrimus e mãe de Rafael; dra. Elaine de Pádua, nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, mestre pela UNIFESP, autora do livro “O que tem no prato do seu filho”, colunista da Pais&Filhos e mãe de Rafaella e Isabella; dra. Flávia Montanari, nutricionista infantil da Liga da Cozinha Afetiva.
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"