Gravidez

Exterogestação: você sabe o que é?

Teoria diz que os três primeiros meses do bebê são uma continuação da gravidez e merecem cuidados ainda mais especiais

Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

shutterstock_492517594

Foto: Shutterstock

Talvez você já tenha escutado esse nome complicado por aí, mas a explicação é bem simples: a exterogestação é a gestação fora do útero, após o nascimento do bebê. A teoria, criada pelo antropólogo Ashley Montagu, mas que ganhou fama depois de ser indicada pelo pediatra Harvey Karp, diz que a gravidez dura 12 meses, e esses 3 primeiros meses do bebê fora da barriga requerem cuidados especiais.

A ideia é tentar recriar ao máximo as sensações que o bebê tinha dentro do útero da mãe. Uma das questões é o conforto do bebê durante o sono: no útero, ele está protegido pelas paredes, então essa sensação de proximidade deve ser reproduzida na vida real, o que faz com que a teoria defenda que o bebê durma na cama com os pais durante esses primeiros meses, ou no máximo em um berço acoplado à cama. Carregar o bebê em sling também ajuda a reproduzir essa sensação uterina.

Outra questão é a da alimentação. Dentro da barriga da mãe, o bebê recebe nutrientes na hora que tem vontade, não de três em três horas, como é a recomendação médica. A ideia, portanto, é que essa transição seja feita aos poucos; no começo, sempre que o bebê tiver fome, deve ser alimentado. Com o passar das semanas, isso vai mudando até entrar nessa escala de três em três horas.

Anúncio

FECHAR

No quarto onde o bebê dorme, a luz deve ser baixa e com o mínimo de barulho possível, para tentar reproduzir fielmente a quantidade de sons que ele recebia quando ainda estava protegido no útero materno.

De acordo com os teóricos da exterogestação, dar esse tempo ao bebê para se adaptar aos poucos à vida fora da barriga da mãe é essencial para o seu desenvolvimento, bem como o estreitamento de laços de confiança com a mãe. Conte pra gente: você vai tentar em casa?

 

Leia também:

Seja alegre, é o Papa Francisco quem pede às grávidas

Menina de 12 anos puxa o irmão para fora durante parto normal da mãe

Filha conta todos os dias que está grávida para mãe com Alzheimer e grava reações

Pais&Filhos TV