Gravidez

Contração de treinamento: dói, quando começa, quanto tempo dura e para que serve?

Getty Images

Publicado em 02/02/2021, às 11h38 - Atualizado em 06/01/2023, às 11h59 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, é comum sentir as famosas contrações de treinamento ou contrações falsas, que são uma das maneiras de preparar o corpo para o trabalho de parto. Também conhecidas como Braxton-Hicks, as contrações podem começar um pouco mais cedo na primeira gestação.

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, além de saber como identificar se elas estiverem acontecendo, e no que é preciso ficar de olho, conversamos com o Dr. Igor Padovesi, obstetra e ginecologista, colunista da Pais&Filhos, pai de Beatriz e Guilherme.

Mas afinal, o que são as contrações de treinamento?

Apesar do nome ainda causar ansiedade em muitas mulheres, o especialista explica que são chamadas assim porque é o mesmo que vai acontecer durante o trabalho de parto, porém com algumas diferenças.  “As contrações de treinamento acontecem quando o músculo uterino contrai de forma esporádica. Dessa maneira, as contrações do útero acabam empurrando o bebê, em seguida a cabeça dele pressiona o colo do útero, causando a dilatação e progredindo para o trabalho de parto”.

As contrações de treinamento ajudam na preparação para o trabalho de parto (Foto: Getty Images)

As contrações de treinamento mudam o colo do útero

Sim, você não leu errado! Como uma maneira de preparar o corpo da mulher para o nascimento do bebê, é normal que o colo do útero passe por algumas mudanças ao longo da gestação. Igor Padovesi comenta que as contrações de treinamento tem um papel superimportante durante o terceiro trimestre: “Principalmente nas últimas semanas, as contrações de treinamento começam a modificar o colo do útero. Durante toda a gravidez, o colo do útero fica rígido e ao final dela, se aproximando do parto, ele precisa começar a amolecer e afinar, então são as contrações de treinamento que aos poucos vão fazendo isso”.

Vale lembrar ainda que algumas mulheres conseguem sentir as contrações de treinamento antes do terceiro trimestre da gestação: “É mais comum após 28-29 semanas, mas algumas mulheres já começam a ter a percepção de algumas contrações desde antes disso”, reforça o médico.

Saiba como diferenciar a contração de treinamento e a de verdade (Foto: Getty Images)

Contrações de treinamento x verdadeiras: como diferenciar?

Quando a mulher entra em trabalho de parto, as contrações verdadeiras costumam ser mais intensas, duram mais tempo e dão a sensação da barriga ficar rígida, além de uma pressão quando o pico da contração é maior. “Elas vêm entre duas a três a cada dez minutos, com intervalos de cinco e dez minutos”, completa Igor Padovesi sobre o tempo de espaçamento entre as contrações.

Sobre as dúvidas durante esse momento, o obstetra orienta que quando o trabalho de parto realmente acontecer, o processo é muito mais intenso, com uma contração atrás da outra e uma dor mais significativa. No caso das contrações de treinamento, é importante que elas sejam fracas, espaçadas e sem ritmo.

Para ficar de olho

Apesar de na maioria dos casos as contrações de treinamento serem uma preparação para o trabalho de parto, é importante ficar em alerta caso elas aconteçam com uma maior intensidade e cedo demais, podendo significar um trabalho de parto prematuro.

“Se a mulher em uma fase mais precoce da gestação, antes das 37 semanas, começar a ter a sensação de contrações frequentes, e com ritmo ( a cada 10 ou 15 minutos, aproximadamente) e se mantiver por algumas horas, não é normal, e pode significar um trabalho de parto prematuro“. Em caso de dúvidas sobre o que está sentindo ou notar sinais como sangramento vaginal e vazamento ou jorro de fluídos pela vagina, é importante falar com o seu médico.

Veja o que acontece durante as contrações:

Fonte: Dr Igor Padovesi, pai da Beatriz e do Guilherme, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hosp. Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos. www.igorpadovesi.com.br


Palavras-chave
Bebê Família Saúde pfnoinsta Gravidez nascimento contração contração com dor contração de parto contração de treinamento 38 semanas contração de treinamento com cólica contração de treinamento começa com quantas semanas contração de treinamento de 5 em 5 minutos contração de treinamento dura quanto tempo contração de treinamento frequente contração de treinamento o que é contração de treinamento quando começa contração de treinamento sintomas contração dói contração na gravidez contrações de treinamento quando começam as contrações trabalho de parto

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura