Gravidez

Benefícios do leite materno começam antes da amamentação; entenda

iStock

Publicado em 02/08/2019, às 10h03 - Atualizado às 11h11 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Leite materno é importante para a saúde do bebê (Foto: iStock)

A exposição a esse componente no período pós-natal tem benefícios imediatos e de longo prazo para a saúde e desenvolvimento dos bebês. Estudos anteriores mostraram que os HMOs estão presentes na urina e no sangue materno durante a gravidez já no primeiro trimestre, mas os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego relatam, pela primeira vez, que eles também estão presentes no líquido amniótico. O estudo foi publicado na edição de outubro da Frontiers in Pediatrics-Neonatology.

“Até agora, a pesquisa em torno dos oligossacarídeos do leite humano se concentrou no bebê amamentado, mas nossa mais recente descoberta sugere que os benefícios dos HMOs podem começar muito antes, além de poderem afetar o crescimento do feto”, disse Lars Bode, PhD e professor associado de pediatria da Escola de Medicina UC San Diego e diretor da Fundação Larsson-Rosenquist, Centro de Excelência em Pesquisa Mãe-Leite-Infantil. O estudo envolveu 48 mulheres grávidas e coletou urina e líquido amniótico no parto, bem como o leite, quatro dias após o parto.

Estudos indicam que a proteína do leite está líquido amniótico (Foto: iStock)

HMOs são probióticos naturais que contribuem para a formação do microbioma intestinal infantil, que pode afetar o risco de pegar doenças como diarréia infecciosa ou enterocolite necrosante, uma condição que afeta o intestino de bebês prematuros, e potencialmente também doenças não transmissíveis como asma, alergias e obesidade mais tarde na vida. “A descoberta que os HMOs aparecem no líquido amniótico abrem um campo inteiramente novo de pesquisa e expande o foco do HMO ao longo do desenvolvimento e após o nascimento“, disse Bode. Semelhante aos efeitos relatados para a fase pós-natal, o componente do leite presente no liquido amniótico pode prevenir infecções e regular respostas imunes que, de outra forma, aumentariam o risco de parto prematuro.

“HMOs também podem estar potencialmente envolvidos no desenvolvimento pré-natal de pulmão ou cérebro, disse Bode. “Ainda não sabemos o quão cedo durante na gravidez as HMOs aparecem no líquido amniótico, mas imagine se pudéssemos rastreá-los como um marcador para o risco de parto prematuro.”

As novas descobertas, segundo ele, justificam uma pesquisa adicional sobre como as HMOs afetam a saúde materna e infantil na fase perinatal e neonatal.

Leia também:

Mãe usa sabonete feito de leite materno para curar doença do filho de 1 ano

Bella Falconi faz registro sincero enquanto tira leite e dá banho na filha

Leite materno é tudo! Alimento contém célula capaz de proteger bebê de bactérias


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Alimentação Receitas Gravidez Amamentação Mãe

Leia também

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura