Gravidez

Alimentação da gestante no verão: saiba quais cuidados você precisa tomar durante a estação

Getty Images

Publicado em 05/01/2021, às 08h40 - Atualizado em 13/05/2021, às 11h15 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Durante a gravidez, é superimportante ter uma alimentação saudável e manter as atividades físicas de acordo com as orientações médicas. No verão, por causa do clima quente, é necessário ter alguns cuidados a mais, principalmente quando o assunto é a ingestão de líquidos e o não consumo de alguns alimentos.

Bruna Pavão, consultora nutricional da Cuida Bem, explica que é importante fazer escolhas alimentares como, por exemplo, evitar o excesso de açúcar, cereais refinados, alimentos gordurosos, industrializados, frituras e bebidas alcoólicas, porque podem aumentar o ganho de peso e resultar na diabetes gestacional. “Além disso, alimentos como esses não fornecem nenhum nutriente essencial para a saúde”.

No verão, ela reforça que é essencial ficar de olho no suprimento das necessidades individuais de vitaminas e minerais, além de manter uma boa alimentação com proteínas, carboidratos, fibras e gorduras boas. “Assim, torna-se mais fácil o desenvolvimento correto do feto, reduzindo as chances de complicações. No entanto, é importante dizer que não existe um alimento completo, por isso, deve-se variar o cardápio e combinar os alimentos, para que suas interações se complementem. Um exemplo é o consumo do arroz e feijão, que, juntos, oferecem aminoácidos essenciais para o corpo, sendo uma ótima fonte proteica”.

Ter uma alimentação saudável na gestação traz diversos benefícios para a saúde da mãe e do bebê (Foto: Getty Images)

Alimentos refrescantes

Investir em comidas frescas como saladas e frutas são uma ótima opção para aliviar a sensação de calor nos dias quentes. No entanto, alguns alimentos, geralmente consumidos no verão como, por exemplo, carnes cruas e frutos do mar devem ser evitados. A consultora nutricional explica que eles podem ser perigosos pelas chances de parasitas, que acabam roubando nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê.

Para uma maior segurança alimentar, é preferível que as refeições sejam feitas em casa. “Se não tiver outra opção, o indicado é tomar um cuidado maior com determinados alimentos, como saladas e carnes malpassadas, que podem transmitir doenças capazes de causar prejuízos à saúde do feto, como a toxoplasmose”, comenta Bruna.

Hidrate-se

Nas estações mais quentes, é superimportante o consumo de dois litros de água por dia. A especialista explica que dessa forma, é possível repor os líquidos perdidos na transpiração, além de manter os níveis adequados do líquido amniótico, tão importante para a vida intrauterina do bebê.

Evitando a diabetes gestacional

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes gestacional costuma ter prevalência entre 3% e 25% das gestações. Além da possibilidade de ocorrer durante a gestação, surge a preocupação da continuação da doença também após o parto.

A boa notícia é que é possível evitar esse problema. Para isso, é preciso ficar de olho na alimentação e consumo de líquidos, além de fracionar refeições ao longo do dia. “O indicado é que diariamente sejam feitas, pelo menos, três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches saudáveis, evitando intervalos maiores do que três horas”. A especialista reforça ainda que durante a alimentação, a comida precisa ser bem mastigada, sem distrações durante as refeições como, por exemplo, o uso de dispositivos eletrônicos.

É preciso ficar de olho nos alimentos que a grávida consome durante o café da manhã (Foto: Shutterstock)

Bruna explica que é preciso ficar de olho no consumo excessivo de carboidratos com alto índice glicêmico, como pão e arroz branco e açúcares, principalmente o refinado. Portanto, a orientação da consultora nutricional é estar atenta nas refeições do café da manhã, pois é durante este período que ocorrem os maiores níveis de açúcar no sangue, devido alterações hormonais.


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Alimentação Desenvolvimento Gravidez Mãe Alimentação da gestante Alimentação da gestante no verão Alimentação da grávida Alimentação na gestação Alimentação na gravidez

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar