Gravidez

5 benefícios da pera para as grávidas

Veja as maiores qualidades dessa fruta e conheça receitas deliciosas para incluí-la em seu cardápio

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

O consumo de frutas durante a gestação – e todas as demais fases da vida – é essencial. Elas trazem benefícios ao corpo da mulher e são repassados ao feto. Mas algumas frutas são ainda mais benéficas do que outras. A pera é uma delas.

Anúncio

FECHAR

1.    O alimento tem alta densidade nutricional. Traduzindo, a quantidade de nutrientes é maior que seu teor calórico. Bom, né?

2. Nem só de laranja e limão viverá a grávida, a pera tem uma alta quantidade de vitamina C, quase 10% do que precisamos por dia, ajudando a prevenir gripes e infecções, já que melhora o sistema imunológico.

3. Uma pera tem cerca de 190 mg de potássio, ou seja, 5% do que é recomendado por dia. O elemento é importante para as funções musculares, do coração e dos nervos, além de regular a hidratação, que deve ser levada ainda mais a sério nessa fase.

4. Muita fibra! Durante a gestação é comum que a mulher fique com o intestino um pouco preguiçoso e aí entra de novo a super pera: uma porção média tem 24% do que precisamos por dia, ajudando a diminuir esse problema. Além de regular o intestino, a fibra dá mais sensação de saciedade, fazendo com que o consumo de outros alimentos seja menor, ajudando a manter o peso. O ideal é que o consumo seja feito com casca, já que é nela que se encontram as fibras solúveis e insolúveis.

5.    A pera é um alimento fitoquímico, ou seja, um alimento funcional. Suas substâncias ajudam a combater os radicais livres que causam doenças e o envelhecimento.

De acordo com a nutricionista e culinarista Cinthya Maggi, a ingestão de uma pera por dia é o suficiente. Ela também ensina receitas que levam pera entre seus ingredientes.

Risoto de quinua e peras 

Ingredientes

3 peras americanas

1 colher (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de quinua

3 xícaras (chá) de caldo de legumes

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Suco de 2 limões sicilianos

100g de queijo parmesão ralado

1 colher (chá) de raspas de casca de limão

2 colheres (sopa) de tomilho fresco

Para enfeitar

1 alho poró

1 colher (sopa) de azeite

 

Modo de preparo

Descasque as peras e corte em fatias. Refogue no azeite e junte a quinua. Vá regando com o caldo de legumes fervente até começar a secar. Misture o creme de leite com o suco de limão e adicione ao risoto, em fogo baixo. Deixe mais cinco minutos e acrescente o queijo parmesão. Mexa novamente e adicione as raspas de limão e o tomilho. Retire do fogo e reserve. Corte o alho poró em fatias finas e refogue no azeite. Coloque o risoto em uma travessa e enfeite com o alho poró. Sirva.

Bolo gelado com peras

Ingredientes para a massa

5 ovos

1 ½ xícaras (chá) de açúcar

3 peras tipo Bartlett raladas

1 colher (sopa) de margarina cremosa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para o recheio

½ xícara (chá) de açúcar

3 peras tipo Bartlett raladas

1 colher (sopa) de amido de milho

3 gemas passadas pela peneira

100g de amêndoas torradas e moídas

 

Ingredientes para o Marshmallow de peras

1 xícara (chá) cheia de açúcar

2 peras tipo Bartlett

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 claras

Ingredientes para enfeitar

2 xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso

Modo de Preparo

Massa

Bata as claras em neve e vá adicionando as gemas, uma a uma até ficar uma mistura fofa. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Enquanto isto, coloque as peras raladas em uma panela com a margarina e aqueça até ferver. Reserve. Na batedeira, vá alternando a farinha de trigo e a mistura com as peras, batendo em velocidade baixa até acabar. Retire e acrescente o fermento em pó, mexendo delicadamente. Coloque em uma forma redonda grande (28 cm de diâmetro) untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que, enfiando o palito, ele saia seco. Retire e espere amornar. Desinforme.

 

Recheio

Misture os ingredientes e leve ao fogo até encorpar. Reserve.

Cobertura

Descasque as peras, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara (chá) de água. Coloque em uma panela com o açúcar e leve ao fogo até que fique uma calda grossa (ponto de bala mole). Bata as claras em neve firme, diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando a calda fervente aos poucos, batendo sempre até que fique cremoso. Retire.

 

Montagem: Corte o bolo ao meio. Coloque uma das partes em um prato e cubra com o recheio. Coloque a outra parte e espalhe a cobertura. Salpique o coco e coloque na geladeira até a hora de servir.

Dica: se quiser, corte duas peras de sua preferência em tiras, com a casca, passe rapidamente por água fervente com limão e enfeite o bolo.

Consultoria: Cinthya Maggi é nutricionista e culinarista Usa Pears