Publicado em 30/03/2015, às 18h54 - Atualizado em 24/06/2015, às 15h06 por Redação Pais&Filhos
Os hormônios que surgem durante a gravidez colaboram para a nossa cabeça ficar cheia de dúvidas e acreditando em tudo, ou quase tudo, que escutamos das avós, tias, amigas e conhecidas (e até desconhecidos às vezes). Pois é, mesmo que esteja na cara que é mito, a gente quer tanto saber se o bebê é menino ou menina, se é careca ou cabeludo, que qualquer teoria furada parece fazer sentido.
1. Grávida tem que comer por dois
Se fizer isso, vai acabar engordando demais e isso pode gerar problemas como parto prematuro, dificuldade no trabalho de parto, diabetes, hipertensão e problemas na tireóide. A grávida deve manter uma dieta balanceada, comer de 6 a 7 vezes por dia, em porções menores (afinal seu estômago estará apertadinho e logo você fica saciada) e sem exageros.
2. Azia significa bebê cabeludo
Vamos com calma. O que define se seu filho vai nascer cheio de cabelo é a genética. A azia acontece porque o útero pressiona o estômago, o que causa o refluxo do ácido estomacal. Também acontece pelas taxas altas de progesterona. Então não importa o que sua vizinha ou sua avó digam, não ache que seu filho vai nascer cheio das madeixas só porque você está lutando com toda a queimação aí dentro.
3. Grávidas não podem fazer sexo
As gestantes podem, sim, fazer sexo, a única coisa que influencia isso é a sua vontade e disposição. A libido tende a aumentar durante a gestação, devido a grande quantidade de hormônios. Então se a mulher tiver desejo sexual, está tudo liberado. Além disso, o bebê não sente quando há relação sexual entre o casal. Em alguns casos, quando a mulher apresenta sangramento vaginal ou quando a placenta cobre o colo do útero, o sexo durante a gravidez é proibido, mas esses são casos específicos. Seu médico vai cuidar disso!
4. O formato da barriga indica o sexo
“Se a barriga for pontuda, é menina; arrendondada, é menino”. Esta é outra superstição que a grávida pode ouvir durante a gestação. O formato da barriga e o sexo do bebê não estão relacionados, a anatomia e genética da gestante é que vão influenciar na forma como o barrigão vai crescer.
5. Desejos não satisfeitos, bebê com marcas
Quem nunca ouviu que se os desejos alimentares da grávida não forem realizados, o bebê nasce com alguma marca ou até mesmo com a cara do alimento? Pois é, balela. As gestantes realmente tem desejos durante a gravidez e eles pode até mesmo ser reflexos das carências nutritivas do bebê. Se o desejo não for suprido, o bebê vai continuar do jeito que está, mas o questão é: quem nega o pedido de uma grávida? Impossível!
6. Grávidas não podem fazer depilação
As gestantes podem fazer depilação com cera ou com lâminas sem restrições, mas à laser não é recomendada, já que não existem estudos claros sobre a influência dos raios no bebê.
7. Grávidas não podem fazer as unhas
Os componentes da acetona e dos esmaltes – mesmo os convencionais – não representam riscos à grávida ou ao feto, portanto, cuidar das unhas está liberado.
8. Tomar cerveja preta melhora a produção de leite
Não, de forma alguma. O consumo de álcool durante a gestação não é recomendado e o sabor do leite pode até sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe. Existe a “Síndrome Alcoólica Fetal”, que justamente é a má-formação do feto causada pela ingestão de álcool durante a gestação.
9. Gestantes não devem praticar exercícios físicos
Pelo contrário. As gestantes devem continuar fazendo exercícios durante a gravidez, porque o sedentarismo nesse período pode causar riscos para o bebê e à mãe. No entanto, antes de sair fazendo exercícios indiscriminadamente, a grávida deve passar por uma avaliação médica, assim como ter acompanhamento profissional durante as atividades.
10. Grávidas não podem tomar sol
Ao contrário, elas precisam. A Vitamina D é absorvida pela pele quando em contato com os raios solares e é essencial para a saúde da mãe e do bebê. Mas não dá para exagerar. Durante a gravidez o risco de aparecerem manchas na pele é grande, portanto a dica é evitar o sol das 10h às 16h e usar muito protetor solar, com fator acima de 30.
11. Se a grávida cruzar as pernas, pode enforcar o bebê
Existe a superstição de que se a gestante cruzar as pernas o cordão umbilical pode enrolar no pescoço do bebê e enforcá-lo. Porém como já dissemos, é só uma superstição. Os movimentos da mãe não afetam o deslocamento do bebê e muito menos podem colocá-lo em risco.
12. Durante a gravidez o risco de cáries aumenta
É comprovado que durante a gestação há o aumento da formação de cáries, mas a culpa não é da gravidez em si. O que acontece é que a grávida costuma comer mais em horários fora das refeições habituais e, muitas vezes, esquece de escovar os dentes logo em seguida. Portanto, se houver cuidado com a escovação o risco de ter cáries é quase zero.
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"
Bebês
Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo