Gravidez

10 coisas que as grávidas não podem esquecer de fazer no verão

Essas dicas podem salvar as gestante de alguns apuros nessa época do ano

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Nesse período, o calor é tão forte (e incômodo) que não importa se você está na praia ou na cidade, vai sofrer com os efeitos dele. E para as gestantes, a principal consequência desse tempo é o mal estar. Para não cair em furadas, selecionamos 10 coisas que toda grávida não pode deixar de fazer no verão:

Protegendo o rosto: Além do risco de câncer de pele, as gestantes podem desenvolver manchas amarronzadas na região das bochechas, devido a exposição inadequada dos raios UVA. Para prevenir, use chapéu com aba larga, viseiras e muito protetor solar.

Hidratação, sempre!: Com as altas temperaturas, as grávidas precisão tomar muito cuidado com a desidratação. O recomendado é tomar de 2 a 3 litros de água por dia. Para as mais esquecidas, uma ótima dica é sempre deixar uma garrafinha de água por perto. Sucos naturais, com pouco açúcar, e água de coco são bem vindos no cardápio.

Anúncio

FECHAR

Use protetor solar: Todo mundo sabe, mas não custa nada repetir: protetor solar sempre, independente da idade e da estação do ano. Os médicos indicam o fator de proteção 30.

Ventinho bom: Ar quente, tempo abafado e pouca ventilação, são alguns fatores que podem causar mal estar. Para resolver esse desconforto, mantenha a casa sempre arejada e com uma ventilação agradável, mas nada de ligar o ar-condicionado máximo e ficar na frente.

Tostar no sol, nunca: Sabe aquele rotina, nada saudável, de ficar torrando no sol o dia inteiro? Então, pode esquecer completamente. Além de fazer muito mal, pode provocar queimaduras no corpo já que a pele das gestantes possui um alto nível de estrogênio e o  hormônio melanocíto, deixando a pele mais sensível.

Água geladinha: Pode parecer bobo, mas a dica é muito simples e útil. Molhar os pulsos com água gelada ajuda na circulação do sangue para o corpo todo, além de causar uma sensação de refrescância.

Evite banho quentes: O calor da água promove a dilatação dos vasos sanguíneos, provocando a diminuição da pressão arterial. Se for inevitável tomar aquele banho quentinho para relaxar, tome cuidado para não ficar tonta e desmaiar no chuveiro.

Produtos para pele: Para manter a pele hidratada e macia, opte por cremes corporais ou óleos específicos para gestantes e passe, pelo menos, duas vezes por dia.

Sapatos abertos: O inchaço nos pés durante a gravidez é muito comum devido ao aumento de sangue e líquidos no organismo. E, no verão, parece que esse problema duplica. Para acabar com isso, troque os sapatos fechados por sandália abertas ou deixe os pés para cima.

Mais leveza: Saladas ou comidas mais leves são uma ótima pedida para os dias de calor intenso. Fora que ajuda a manter o peso. Esses alimentos evitam o estufamento no estômago e indigestão.