Família

Vitória! Bebê cardiopata com Síndrome de Down e leucemia vence covid-19 após 10 dias na UTI

iStock

Publicado em 09/04/2021, às 11h40 - Atualizado às 12h56 por Helena Leite


Compartilhe:


Eniclécia da Silva, de 23 anos, não imaginava os dias complicados que viriam após o nascimento do segundo filho filho. 28 dias após dar à luz, a mãe descobriu que o filho mais velho, João Miguel, que hoje tem 1 ano e 7 meses, foi diagnosticado com leucemia. Depois do susto, o menino, que tem Síndrome de Down, começou a passar por sessões de quimioterapia. Durante a primeira sessão, no entanto, João Miguel se infectou com a covid-19.

Bebê cardiopata com Síndrome de Down e leucemia vence covid-19 após 10 dias na UTI (Foto: iStock)

O garoto, que também é cardiopata, acabou tendo algumas complicações após se contaminar com a doença e precisou ser encaminhado à UTI. Depois de 10 dias de internação, João Miguel provou a força que tem e surpreendeu a todos ao vencer a batalha contra o coronavírus.

A família é de Mata Grande, cidade localizada no sertão de Alagoas. Pela falta do tratamento de câncer na cidade natal, no entanto, eles se mudaram para Maceió, para que João Miguel conseguisse receber os cuidados necessários. Em entrevista à UOL, Eniclácia relembrou como foi receber a notícia que o filho estava com câncer, tão novo. “No momento, me senti destruída por dentro. João Miguel sempre foi a minha fortaleza. Ainda estava em um pós-parto e tive que deixar o bebê com a minha mãe para vir lutar pela saúde do João. Mas ele sempre foi forte: as reações da quimioterapia nunca o abalaram. Ele passava por toda a luta fazendo biquinho, dançando e nos deixando felizes”, lembrou ela.

Ela contou que a covid-19 veio logo depois da primeira sessão. “João Miguel fez a primeira sessão e, dois dias depois, teve alta do hospital. Logo após sair, teve febre e diarreia. Voltamos ao hospital, e ele testou positivo para covid”, disse. O garoto ficou os 3 primeiros dias usando apenas o oxigênio. Com a piora do quadro, porém, João precisou ser intubado e encaminhado para uma UTI.

“A médica nunca nos escondeu que o caso dele era grave por ele ter síndrome de Down e leucemia. Essa notícia é algo que maltrata muito, mas as minhas esperanças nunca acabaram, não cheguei a duvidar que ele ia vencer”, contou a mãe. E ela estava certa! Após uma semana intubado, a saúde de João Miguel foi melhorando e os médicos decidiram tirar o sedativo para ver como ele responderia.

O resultado foi melhor do que eles esperavam e logo o garoto recebeu alta. Agora, a mãe e o filho vão poder voltar para a cidade natal mas, em breve, estarão novamente em Maceió para fazer a segunda sessão de quimioterapia. “Estão previstos três ciclos de quimioterapia na veia, que duram em torno de sete dias cada um. Mas agora temos de esperar o corpo criar as defesas novamente para iniciar a próxima”, finaliza.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Síndrome de Down covid-19

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar