Família

Viagem na pandemia: saiba o que as companhias aéreas estão fazendo para garantir a segurança

Getty Images

Publicado em 28/08/2021, às 05h39 - Atualizado em 30/08/2021, às 10h02 por Yulia Serra


Compartilhe:


Viajar é tudo de bom, mas com a pandemia é ainda mais necessário ficar atenta a alguns cuidados fundamentais para que, de fato, a viagem seja uma experiência incrível. Assim como as famílias precisam seguir as recomendações dos órgãos de saúde como por exemplo, lavar as mãos com frequência e manter o distanciamento social, também é importante que os espaços por onde elas transitam estejam com a mesma mentalidade e cuidados para evitar ao máximo a contaminação pelo vírus. As companhias aéreas, por exemplo, já estão adotando algumas medidas para garantir um processo seguro e agradável para pais e filhos.

As companhias aéreas estão adotando cuidados extras para a segurança das famílias durante as viagens (Foto: Getty Images)

Segurança em primeiro lugar

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) compartilhou um documento em 2020 com os cuidados necessários em todas as fases do percurso. A entidade reforça a necessidade do uso de máscara em toda a viagem, em concordância com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assim como a utilização de álcool em gel (lembrando que na bagagem de mão os produtos são limitados em 500 ml para viagens nacionais e 100 ml para viagens internacionais – que necessitam que os frascos sejam de plástico transparente).

Nas recomendações, a ANAC também sugere, se possível, o check-in online. Algo que a GOL vem adotando. “Desde o início, incentivamos os clientes a usar os canais digitais para o check-in (site e aplicativo para celular). A Companhia lançou ano passado o check-in diretamente no WhatsApp, também por um fluxo simplificado, orientado pela GAL, assistente virtual, com comunicações personalizadas para clientes selecionados com viagens próximas, que ainda não realizaram a confirmação, colaborando para evitar aglomerações nos aeroportos”, explica Danilo Andrade, Comandante e Diretor de Segurança Operacional da GOL, pai de Lorenzo e Stella.

Outra medida para manter o distanciamento seguro está nas marcações no piso próximo aos portões de embarque. Além disso, eles também oferecem o check-in presencial com os funcionários seguindo os protocolos de máscaras e luvas, assim como a implementação de escudos de acrílico nos balcões dos principais aeroportos e avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões, com atenção redobrada nos assentos, braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.

Esses cuidados se mantêm dentro da aeronave, incluindo outros, de acordo com Danilo: “As aeronaves da GOL são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,99% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, e promove a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro”.

Do início ao fim

O cuidado reforçado com a adoção de protocolos rígidos de higiene desde a chegada no aeroporto até o desembarque se tornou prioridade para a Azul nesse período com o intuito de garantir o bem-estar de todos. Uma das inovações, segundo Marco Barbosa, diretor de Experiência do Cliente da Azul, pai de Matheus, Junior, Beatriz e José, é o Tapete Azul: “Que otimizou o tempo de embarque e nos ajudou na manutenção de segurança e do distanciamento social necessário, organizando os clientes a dois metros de distância entre si”. Isso unido ao aprimoramento do aplicativo, possibilitou menos exposição ao longo da viagem. “A Azul tem como missão proporcionar a melhor  experiência de voo para os nossos clientes”, justifica.

Diogo Elias, Diretor de Vendas e Marketing da LATAM, pai de Rafael e Eduardo, afirma que a pandemia mudou a forma de trabalho e acelerou alguns projetos, como a transformação digital: “Em 2020, lançamos nossa unidade de E-business e renovamos a plataforma digital no Chile, Equador, Colômbia e, em fevereiro, expandimos esse projeto para o Brasil, com foco na redução do tempo de compra de passagens, em armazenar as preferências dos clientes e oferecer recursos de check-in automático, LATAM Wallet, entre outros”. Além dos cuidados de higiene estipulados pelos órgãos de saúde e frotas equipadas com filtros HEPA, também inovaram na limpeza. “Fomos a primeira aérea da América Latina a desenvolver ‘in company’ um robô autônomo para a limpeza das aeronaves com raios ultravioleta (UV), método que elimina até 99,9% dos vírus e bactérias a bordo”, diz.

Pensando em todos

Marco Barbosa pontua: “A Azul pratica o que chamamos de ‘OPA’ (Observe, Perceba e Atenda), um lema da companhia que revolucionou o modo como atendemos os nossos clientes. O conceito resume a relação da nossa tripulação com o cliente. Os nossos tripulantes observam as necessidades e desejos do cliente e prestam atenção para realizar um atendimento pessoal, com empatia e objetividade”. Isso também se reflete no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista, com intensificação do treinamento da equipe para o atendimento e primeiros socorros caso necessário.

Conheça as medidas de segurança e entretenimento que as companhias aéreas estão oferecendo na pandemia (Foto: Getty Images)

Esse cuidado também é prioridade na LATAM, em que pessoas com autismo têm preferência na fila, assim como acesso a um balcão especial no aeroporto e, se possível, local no voo com menor densidade de passageiros. “Nossos tripulantes são treinados em primeiros socorros, e darão atenção especial para a criança, seus familiares e demais passageiros”, completa Diogo Elias. O mesmo vale na GOL, como explica Danilo Andrade: “Os que se identificam como autistas, ou pelo MEDIF ou pela apresentação da carteira de autismo fornecida pelas diversas associações, e que tenham dificuldade de usar máscaras a bordo das nossas aeronaves, entram no hall de clientes com atendimento especial de acordo com a lei federal 14019/2020 e são desobrigados de utilizar máscaras nos nossos voos. Demais cuidados seguem os procedimentos normais de um cliente dentro da aeronave”.

Juntos nessa

As companhias aéreas precisam fazer a parte delas. Mas é importante reforçar que o passageiro também precisa contribuir nesse processo, seguindo os direcionamentos das entidades e tomando as medidas individuais cabíveis. A divisão de responsabilidades e o trabalho em equipe farão a diferença. E os cuidados não acabam ao desembarcar. Além de aguardar o aviso sonoro para ser liberado para descer do avião, deve-se manter o distanciamento e evitar a pressa. Afinal, a viagem está apenas começando e você terá muito tempo para aproveitar.

As medidas de proteção à saúde são imprescindíveis para garantir a segurança e reduzir os riscos, mas também é importante que as famílias possam aproveitar as viagens com descontração e, para isso, as opções de lazer a bordo fazem toda a diferença. As companhias aéreas citadas, por exemplo, disponibilizam filmes, séries e canais sobre diversos assuntos para entreter desde as crianças até os adultos. E quem não gosta de aproveitar um lançamento nas alturas?

A LATAM faz isso focando no acolhimento ao cliente para uma viagem mais rápida e fácil. A GOL oferece também podcasts e internet a bordo em 100% das rotas. Já a Azul conta com o “Sky Sofá” em voos internacionais, em que quatro poltronas viram uma cama e garantem uma experiência diferenciada para as famílias. Seja maratonando o seriado preferido, ouvindo um podcast sobre mindfulness ou até mesmo dormindo, é promessa de um excelente voo para todos.


Palavras-chave
Família pfnoinsta Viagem companhia aérea viajar

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’