Família

Vacinas contra a covid-19 já salvaram mais de 40 mil idosos em noventa dias no Brasil

Unsplash

Publicado em 18/06/2021, às 13h27 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


As vacinas contra a covid-19 já conseguiram salvar 43 mil idosos acima de 70 anos, segundo pesquisa feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Universidade de Harvard. Foi analisado o período do começo de março até o final de abril – e o percentual de óbitos entre integrantes dessa faixa etária apresentou uma expressiva queda, mesmo com novas variantes do coronavírus em circulação.

A pesquisa foi comandada pela epidemologista César Victora, da UFPel, junto com Márcia Castro – demógrafa em Harvard. As duas concluíram junto de suas equipes que o percentual de mortes entre idosos de 70 a 79 anos foi de 28% para 16%, enquanto esse número em pessoas acima de 80 anos caiu do mesmos 28% para 12%. Foram analisados 235 mil óbitos.

Além disso, os pesquisadores ainda concluíram que as vacinas conseguiram salvar muito mais do quer 43 mil vidas nesse período – já que os dados em análise não levaram em conta a imunização de profissionais da saúde, indígenas e outros grupos prioritários da vacinação. Esse foi o primeiro estudo dedicado a comprovar a eficácia da vacinação de idosos contra o coronavírus no Brasil.

As pesquisas ainda indicaram que as vacinas apresentaram sucesso contra novas variantes do vírus (Foto: Unsplash)

O epidemiologista Alexandre Kalache, do Centro Internacional de Longevidade, do Rio de Janeiro, vê com otimismo os resultados da pesquisa – que foram capazes de comprovar de vez a importância da vacinação no fim da pandemia. “Nós todos estamos preocupados com o risco de as novas variantes de coronavírus impactarem o resultado do programa de vacinação”, declarou. “O trabalho mostra que, confrontada com a nova variante gama, a vacina se saiu bem, mas o perigo continua, porque quanto mais o vírus circula, mais oportunidade existe para outras variantes ganharem terreno na esteira do atraso da vacinação”, relembrou ainda.

O Prime Day da Amazon está chegando!

Nos dias 21 e 22 de junho, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas antecipadas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados e direito a frete grátis nas compras do site. Membros Prime também ganham uma promoção de teste por 4 meses grátis para o Prime Music Unlimited

Mesmo assim, o quadro geral de pessoas imunizadas contra a covid-19 no Brasil ainda é baixo. Apenas 11% da população recebeu a segunda dose de imunizantes, uma parcela muito pequena em comparação ao caso de sucesso apresentado no estudo. Pesquisadores acreditam, contudo, que basta esperar a aceitação dos jovens para a vacina. Nesta semana, foi anunciada a abertura de inscrições para a xepa da vacina para pessoas acima de 18 anos.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde vacina coronavírus covid-19 idosos

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha