Família

Vacinação contra gripe começa hoje: datas, quem pode tomar e intervalo da imunização para covid-19

Freepik

Publicado em 12/04/2021, às 09h39 - Atualizado às 11h49 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nesta segunda-feira, 12 de abril, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. O processo de imunização vai acontecer até o dia 9 de julho e, excepcionalmente em 2021, os idosos não serão os primeiros a serem vacinados contra a doença. A alternativa é evitar um conflito de datas com o calendário da covid-19.

Durante todos os anos, a partir do começo do outono, o Ministério da Saúde dá início à vacinação contra a influenza. Pata evitar aglomerações, as ordem dos grupos prioritários foi alterada e será dividida em três etapas. São considerados prioridade:

Fases do calendário de vacinação contra Influenza

Pela primeira vez, os idosos não irão fazer parte da 1ª fase da vacinação contra influenza, sendo vacinados apenas na segunda fase (Foto: Freepik)

Posso tomar a vacina contra covid-19 e gripe juntas?

De acordo com Eder Gatti, médico infectologista, pai de Vicente e Isabel, é recomendado esperar, pelo menos, 14 dias entre as vacinas. “Essa recomendação existe porque os estudos das vacinas de covid-19 não avaliaram sobre a segurança da imunização concomitantemente com outras vacinas. Por isso, existe um intervalo mínimo para as vacinas de covid-19 e outros imunizantes”.

Devo priorizar a vacina contra covid-19 ou influenza?

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a covid-19 e depois a da gripe. O médico infectologista explica que como o Sars-COV-2 está circulando na comunidade, é uma doença que “tem um risco de desfecho ruim e morte muito maior que a gripe por influenza”. Por isso, caso haja a possibilidade de tomar ambas as vacinas, é importante adiar a vacina de influenza por duas semanas e tomar primeiro o imunizante contra a covid-19.

Como a vacina da gripe é feita?

No Brasil, o Instituto Butantan é responsável por ser o grande fornecedor das vacinas de influenza no sistema de saúde. De acordo com Eder, a produção do imunizante é feito a partir de ovos de galinha: “O vírus é inoculado em ovos de galinha e inativado. A vacina agrega três tipos de influenza”, explica o médico infectologista.

Para decidir qual vacina será aplicada naquele ano, ele comenta ainda que é necessário avaliar as cepas que estão em circulação. “É feito a partir de uma lógica sazonal, ou seja, existe uma vigilância global para saber quais cepas de influenza estão circulando no mundo, e isso define qual componente será usado na vacina para aquela temporada. Essa avaliação é definida anualmente por hemisfério, tanto norte, como sul”, conclui.


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta vacina coronavírus covid-19 influenza

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca