Família

Tosse e dificuldade para respirar: 10 sintomas de bronquite, o que é, tipos, causas e tratamento

Getty Images

Publicado em 15/07/2021, às 08h44 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h24 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Apesar de ser um quadro muito comum na pediatria, a bronquite merece a atenção da família. Por causa dos sintomas, a doença pode ser facilmente confundida com gripes ou resfriados, por isso, é muito importante que a criança seja levada ao pediatra, que irá avaliar qual o melhor tratamento.

Podendo ser causada ou não por uma bactéria, vale lembrar que existem três tipos diferentes de bronquites. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com o Dr. Eduardo Rosset, médico pediatra e pneumologista pediátrico do Instituto de Pediatria e Puericultura (IPP), pai de Sophia e Carolina.

O que é bronquite

Segundo o especialista, a bronquite pode ser definida como uma inflamação especificamente dos brônquios. “Pode ser um quadro viral ou bacteriano quando está associado a um processo infeccioso, mas as bronquites também podem ser crônicas”, explica.

O sintoma mais comum da bronquite é a tosse (Foto: Getty Images)

Sintomas

Causas de bronquite

Os quadros de bronquite podem durar cerca de três a cinco dias e as principais causas são a exposição prolongada ao tabagismo, irritantes inalados pelo paciente e contato com animais de estimação (caso o paciente seja alérgico). Além disso, o problema também pode ser causa por quadros virais, ou bacterianos.

Tipos de bronquite

Asma x bronquite: qual a diferença?

Apesar dos sintomas das duas doenças serem confundidos, o Dr. Eduardo Rosset explica que as inflamações acontecem em locais diferentes. No caso da asma, a doença crônica é causada pela inflamação das vias aéreas inferiores, desde a traqueia aos brônquios. Já a bronquite, é a inflamação exclusiva causada nos brônquios. Veja mais sobre asma em crianças.

Tratamento para bronquite

Segundo o especialista, quando a causa da bronquite é bacteriana, o tratamento é feito a partir de antibióticos. Já quando o problema é viral, podem ser usados broncodilatadores, se necessário, ou ainda a inalação com soro fisiológico, lavagem nasal e antitérmicos caso o paciente apresente febre . “Basicamente, fazemos o tratamento sintomático”, comenta o pediatra.

A bronquite pode ser crônica, alérgica ou aguda (Foto: shutterstock)

Bronquite é grave?

Normalmente, a bronquite não é considerada uma doença grave, mas é muito importante que caso os sintomas apareçam, a criança seja levada ao pediatra. A partir do diagnóstico correto, o tratamento precoce deve ser iniciado o mais rápido possível.

Vale lembrar ainda que não existe uma fórmula para curar a bronquite crônica, por isso, é necessário evitar o contato com substâncias que possam desencadear as crises. A fumaça de cigarro, por exemplo, é um dos principais elementos.

Como prevenir a bronquite


Palavras-chave
Bebê Família Saúde pfnoinsta Criança

Leia também

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Família

Dia das Mães: músicas para cada sentimento na hora de homenagear a sua!

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

Família

O que é ser mãe? Respondemos às principais pesquisas do Google

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita