Publicado em 18/01/2023, às 14h02 por Redação Pais&Filhos
As pessoas normalmente usam o spray nasal salino com soro fisiológico quando se está com o nariz congestionado ou com alguma doença crônica – como rinite – atacada. No entanto, aí vem uma curiosidade: Esse spray também serve para evitar ou ao menos, reduzir o ronco das crianças.
Segundo um artigo feito e divulgado na revista Jama Pedriatics, o uso do spray com o soro pode evitar os problemas por conta do ronco e reduzir pela metade o número de crianças que opera por conta de amigdalite.
Os cientistas do Murdoch Children´s Research Institute, localizado na Austrália, disseram que a eficácia do spray é tão boa quanto do spray anti-inflamatório de esteroide, que é utilizado para o alivio de problemas respiratórios do sono em crianças.
Cerca de 76 crianças de 3 a 12 anos foram estudadas para que os cientistas chegassem a essa conclusão. Um grupo delas fez um tratamento com fuorato de mometasona e a outra parte, fez o mesmo processo somente com o soro fisiológico, ou seja, o cloreto de sódio. Os pais e responsáveis precisavam aplicar o spray ao menos uma vez por dia por seis semanas.
No grupo com o tratamento de mometasona, a eficácia do tratamento foi de 44%, enquanto o de cloreto de sódio, 41%. Os autores do artigo disseram que os resultados não apontam diferença alguma em relação aos tratamentos: “Quase metade das crianças com DRS poderia ser tratada inicialmente na atenção primária, não necessitando de encaminhamento para serviços especializados, como é atualmente recomendado”.
Uma das especialistas, Alice Baker, disse que os sprays têm benefícios fora a limpeza nasal: “Eles funcionam limpando e/ou reduzindo a inflamação não apenas no nariz, mas também no fundo da garganta até as adenoides e o tecido tonsilar para aliviar os sintomas.”.
Kirsten Perrett é uma professora ligada ao instituto, e ela disse que o tratamento mais barato traz benefícios para a criança e para a família, tendo só pontos positivos: “O uso desse tratamento mais barato e prontamente disponível reduziria a carga nos serviços especializados, diminuiria o tempo de espera da cirurgia e reduziria os custos hospitalares”.
Uma das crianças que passou pelo tratamento é Thomas, de 7 anos, e ele não vai precisar fazer mais uma cirurgia. Os pais, Stephen Graham e Emily Tuner-Graham, contaram que ele parou de roncar, “É um alívio tão grande que, apenas usando um spray nasal, suas dificuldades respiratórias desapareceram”. Para os cientistas, 12% das crianças de modo geral, podem ter problemas na saúde a longo prazo, podendo afetar a função cognitiva, saúde cardiovascular e até mesmo, o comportamento.
Os efeitos apontados a pesquisa foram:
Sangramento nasal
Coceira ou irritação nasal
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças