Família

‘Sinal Vermelho’: campanha ajuda mulheres a denunciar violência doméstica com apenas um símbolo

reprodução AMB

Publicado em 14/07/2020, às 16h38 por Helena Leite


Compartilhe:


Você já ouviu falar da campanha ‘Sinal Vermelho’? Criada pelo Conselho Nacional (CNJ) em conjunto com Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha pretende ajudar mulheres que sofrem de violência doméstica a denunciar o agressor. Para fazer isso, os órgãos criaram uma forma simples e rápida para essas denúncias: um símbolo na palma da mão.

É isso mesmo! Para encorajar essas mulheres, a campanha desenvolveu uma forma quase imperceptível de realizar a denúncia. As vítimas não precisarão ligar, usar a internet ou fazer qualquer outra coisa que possa alarmar o agressor, mas sim, apenas ir à farmácia, desenhar um “X” na mão e mostrar ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia. Após a denúncia, os profissionais das farmácias seguem um protocolo para comunicar a polícia e ao acolhimento à vítima. Balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem chamados para testemunhar.

Campanha Sinal Vermelho (Foto: reprodução AMB)

A ação, que foi lançada no dia 10 de julho deste ano, já conta com a participação de mais de 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta de membros do Judiciário ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia. Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, registros apontam que uma das consequências da quarentena é a exposição de mulheres e crianças a uma maior vulnerabilidade dentro do próprio lar. “A vítima, muitas vezes, não consegue denunciar as agressões,\ porque está sob constante vigilância. Por isso, é preciso agir com urgência”, explicou a presidente da AMB, Renata Gil, que é juíza criminal no Rio de Janeiro há 22 anos, em uma nota divulgada à imprensa.

Ainda de acordo com ela, campanhas que facilitem esse tipo de denúncia podem auxiliar pessoas que sofrem. “Várias situações impedem a notificação da forma como ela deveria ocorrer, porque as vítimas normalmente têm vergonha, têm receio do seu agressor, e medo de morrer. Assim, a campanha é direcionada para todas as mulheres que possuem essa dificuldade de prestar queixa”, afirmou.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Notícias agressão violência doméstica campanha sinal vermelho

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar