Família

Sempre alerta! Menina de 5 anos morre após engasgar com bolinha de borracha

Reprodução / Parents

Publicado em 07/07/2021, às 16h24 - Atualizado às 16h25 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Vitória Francisca Andrade, de 5 anos, morreu após engolir uma bolinha de borracha em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. A vítima estava com a mãe durante o acidente – que a levou às pressas para o Corpo de Bombeiros mais próximo.

Os profissionais que presenciaram a cena contaram, em entrevista ao G1, que a menina já chegou ao local desmaiada e sem pulso e respiração. Contudo, a equipe tentou – sem sucesso – reanimá-la com práticas de primeiros socorros antes de encaminhá-la ao Hospital Materno Infantil Francisco de Asssis (HIFA).

Vitória chegou ao local já sem batimentos cardíacos. Mesmo assim, os médicos tentaram reanimá-la durante 40 minutos, e fizeram a cirurgia de remoção do objeto – mas a menina não resistiu. Esses casos são importantes alertas para prevenção de sufocamentos e acidentes que podem ser fatais

É importante ficar ligado!

Os pesquisadores perceberam que os números de produtos no mercado com baterias minusculas cresceram de uma forma absurda nos últimos anos e isso pode ser muito perigoso para as crianças, que costumam colocar tudo na boca. Controles remotos de TV, termômetros digitais e brinquedos controlados remotamente podem ser um dos principais causadores dessas ocorrências, de acordo com eles.

A ONG Criança Segura – Mundial, parceira da Pais&Filhos, recomenda que os pais estejam sempre muito atentos e evitem dar esses objetos para os filhos. “Para prevenir esse tipo de ocorrência em casa, tente ver o mundo pelo ponto de vista de uma criança: mantenha objetos pequenos, como moedas, baterias, ímãs, botões ou joias fora do alcance e da vista”, orienta o pedriatra.

A asfixia é uma das principais causas de acidentes infantis (Foto: Reprodução / Parents)

A gente sabe que tudo é motivo de curiosidade das crianças, principalmente objetos pequenos e coloridos. E qual é a primeira coisa que elas fazem? Levam pra boca. É a forma delas de explorar, de descobrir. A sufocação é a principal causa de mortes por acidentes em menores de 1 ano, segundo a ONG Criança Segura. Ainda de acordo com a ONG, 68% das crianças dessa idade que sofrem esse tipo de acidente não sobrevivem. Ou seja: todo cuidado é pouco!  Os objetos que são engolidos e seguem o mesmo caminho dos alimentos, em geral, passam despercebidos, sem nenhum sintoma aparente. Já os que são aspirados ou por algum outro motivo seguem para as vias aéreas, podem causar falta de ar e sufocamento.


Palavras-chave
Comportamento Família Saúde Sempre alerta relato engasgar

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha