Família

São Paulo registra primeiro dia sem mortes pela Covid-19 no estado

Reprodução / Ministério da Saúde / G1

Publicado em 08/11/2021, às 14h42 - Atualizado em 09/11/2021, às 11h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta última segunda-feira (8), o estado de São Paulo registrou, pela primeira vez, um dia sem mortes pela Covid-19, de acordo com informações do Governo do Estado. A média diária móvel continua sendo de 73 pessoas, apesar de o estado não ter nenhum registro de óbitos pela doença.

Tal comparação leva em consideração o número da última semana. Como o cálculo precisa-se de um tempo maior do que os registros diários, é possível medir de forma de maior confiança à tendência do contexto de pandemia. O valor desta segunda é 23% maior do que o registrado em 14 dias. Embora o estado ainda tenha altos números de casos pela Covid-19, há uma estabilidade de mortes abaixo de 100 em quase um mês.

Tal diminuição se leva em consideração a quantidade de pessoas que receberam as duas doses da vacina. Atualmente, mais de 70% da população do estado já foram imunizadas. Devido a isso, São Paulo fechou o mês de outubro com o menor número de óbitos desde o início da pandemia.

Gráfico mostra queda no número de óbitos pela causados pela covid-19. Em 8 de novembro de 21, o estado de São Paulo registrou pela primeira vez 0 mortes (Foto: Reprodução / Ministério da Saúde / G1)

De acordo com os dados do Vacinômetro, 73,4 milhões de doses foram aplicadas no estado até às 16h56 desta segunda-feira (8), representando: 100% da população adulta com uma dose; 89,5% da população adulta com esquema vacinal completo; 83,9% da população total com uma dose; 70,4% da população total com as duas doses.

Recentemente, a Pfizer divulgou que irá pedir permissão para o uso da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, a partir de novembro, no Brasil. É necessário a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para levar o projeto adiante.

A única vacina que possui autorização para ser aplicada em adolescentes no Brasil, é a Pfizer. No entanto, a dosagem aplicada seria menor do que as outas faixas etárias. Ao invés de de 30 microgramas, será 10 microgramas para crianças. Segundo o comitê de especialistas que auxilia a FDA (Food and Drug Administration, agência regulatória dos EUA), os benefícios da vacinação superam todos os riscos.

Segundo a farmacêutica, as crianças têm o potencial de se tornar “o principal motor da pandemia em um futuro próximo”. E que sem a vacinação, as crianças estão mais vulneráveis a serem afetadas pela doença: “permaneçam em risco de contrair covid e continuem a servir como um grande ‘reservatório’ para transmissão comunitária”, finalizou.


Palavras-chave
pfnoinsta vacina coronavírus covid-19 pandemia casos de coronavírus

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem