Publicado em 05/01/2022, às 14h27 - Atualizado às 15h00 por Redação Pais&Filhos
Após negar os rumores de sua participação no BBB 22, Sammy Lee parece estar enfrentando um novo “perrengue”: o preço elevado do material escolar que será usado este ano pelos irmãos caçulas. A influenciadora digital, que é mãe Jake e esposa de Pyong Lee, utilizou as redes sociais sociais para brincar com a situação ao sugerir que estaria vendendo o rim para conseguir pagar pelos produtos.
Foi através dos stories no Instagram que Sammy Lee faz o desabafo em tom de ironia. No primeiro registro compartilhado, a artista publicou uma foto com os olhos arregalados e escreveu como legenda: “Comprando material escolar para meus irmãos mais novos. Vendo um rim, interessados chamar no direct”, brincou.
Em seguida, Sammy Lee explicou que tem dois irmãos mais novos, de 13 e 8 anos de idade. “Por incrível que pareça, a lista do mais novo é maior! E eu fico me perguntando ‘o que eles vão fazer com tanta coisa’? Não dá pra usar isso tudo não!”, comentou a influenciadora digital, que ainda se divertiu com a quantidade de folhas sulfite que a escola das crianças exigiu como parte do material necessário:
“Eles pediram 500 folhas pro meu irmão, 500 folhas por criança. 500 vezes 30 é 15 mil, ou seja, grande parte do desmatamento é culpa do oitavo ano B!”, ironizou Sammy Lee sobre a situação que, no total, custou mais de mil reais para o bolso da influenciadora.
Com o retorno das aulas previsto para acontecer em diversos lugares do Brasil ainda este mês, é muito importante se planejar na hora de comprar o material escolar dos filhos. Nesta época, toda dica é bem-vinda, principalmente quando o assunto é economia!
Para te ajudar nesta missão de volta às aulas(que não é impossível!), separamos conselhos valiosos do que fazer para analisar a lista com muito cuidado. Então, já separa papel e caneta para anotar cada um deles e arrasar nas compras!
Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, explica que cair no descontrole financeiro logo no início do ano é um risco, portanto é superimportante orientar sobre o limite do orçamento.
“Esse é um dos maiores gastos do início do ano e devido à falta de educação financeira, diversas despesas se acumulam e as famíliasse perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes, ultrapassando o limite de ser orçamento financeiro”, comenta.
Como é algo recorrente e que, geralmente, precisa ser comprado cerca de duas vezes ao longo do ano, o especialista comenta que o hábito precisa entrar para o planejamentoda família. “Para que os gastos não fiquem muito pesados em janeiro, é válido poupar durante todo o ano para conseguir fazer os pagamentos a vista e obter bons descontos”.
Antes de comprar qualquer item novo, é super válido olhar o que a criança já tem para ser usado novamente. Portanto, a mochila, régua, estojo, canetas e tesouras são campeãs neste quesito. Apesar de todo mundo amar ganhar materiais novinhos em folha, é preciso equilibrar a situação com a realidade financeirada família, além de apostar também no consumo consciente.
A gente sabe que grande parte deles costuma ser bem caro, mas é possível economizar(ou não gastar nada) nesta dica. Reinaldo orienta que vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível se estiverem em boas condições de uso. Um outro conselho é “trocar figurinhas” com outras famílias em grupos de WhatsApp e Facebook para o reaproveitamento do material.
Para conseguir um preço ainda mais acessível, o especialista comenta a possibilidade de adquirir o material escolar a partir do atacado. Com isso, você pode se reunir com outras famílias e comprar maiores quantidades de lápis, canetas, cadernos e borrachas, por exemplo, por um preço menor.
Antes de fazer as compras, seja online ou presencial, é superimportante conversar antes com o seu filhosobre o orçamento da família para que não haja nenhum tipo de frustração tanto pelo lado da criança, como dos pais. Além disso, fazer um planejamento ajuda a não se deixar levar pelo impulso e não gastar mais do que deveria.
Apesar da dica parecer clichê, ela é fundamental para a organização financeira da família. Então, antes de começar as compras tenha em mente exatamente o que precisa ser adquirido, o que pode ser reutilizado e ainda o que será comprado mais para frente para não comprometer o orçamento.
Na hora de realizar o pagamento, o especialista explica que “o ideal é sempre negociar como se fosse pagar à vista, mas depois buscar por um parcelamento sem juros nas mesmas condições, mas sempre com parcelas que caibam no bolso para não comprometer as finanças de 2021 por vários meses”, conclui.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Família
Fernanda Vasconcellos capricha em festa luxuosa para filho de 2 anos
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"