Família

Relato de mãe: “Minha sogra acha que o autismo da neta é uma desculpa”

iStock

Publicado em 10/08/2020, às 09h03 - Atualizado às 09h26 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Em um relato, uma mãe contou sobre a experiência da sogra não acreditar que a neta tenha autismo. Com um desabafo, Noor Abdul falou dos bons momentos entre as duas, mas se mostrou bastante incomodada quando ela briga com a filha por “não olhar para a avó quando está falando”, por exemplo.

A mãe fez um desabafo sobre o comportamento da sogra com a neta (Foto: iStock)

A menina, de cinco anos, as vezes parece “distraída ou sonhando com o próprio mundo”, de acordo com a mãe, e isso acaba tirando a sogra do sério. “Minha filha e eu temos autismo. É difícil para nós duas fazer contato visual, porque parece muito opressor. Aprendi a lidar com o desconforto, a mascarar, e ainda é profundamente desconfortável para mim. Não quero que minha filha passe pela mesma experiência”, desabafou ao portal australiano SBS.

De coração partido, a mãe explicou a situação: “A verdade é que minha sogra não aceita que sua neta tenha autismo. É um assunto profundamente delicado para ela e, infelizmente, não há nada que meu marido e eu possamos fazer para persuadi-la do contrário. Tentei ter conversas diretas sobre as dificuldades de minha filha, mas ela diz que estou inventando ‘desculpas’. Ela disse ao meu marido que tudo o que minha filha precisa é de ‘disciplina'”.

Como alternativa para trazer mais informações sobre o assunto para a sogra, Noor contou que está tentando trazer mais curiosidade: “O pediatra de desenvolvimento de minha filha sugeriu que compartilhássemos panfletos ou sites com minha sogra, para ajudar a plantar as sementes da compreensão. Um dos terapeutas de minha filha conversou com minha sogra sobre como se comunicar melhor com minha filha, e funcionou por um tempo”.

Mãe e filha são autistas (Foto: Shutterstock)

Com a falta de conexão entre as duas, a mãe disse que ainda é difícil que ela aceite a neta como realmente é. “Aprendi a usar os muitos altos e baixos de nossa vida como oportunidades de aprendizado para minha filha. Expliquei que sua avó a ama, mesmo que ela não seja a mais fácil de se conviver às vezes. Eu encorajo minha sogra a prestar mais atenção em sua neta“.

Aos pais, ela ainda mandou um conselho: “Não tenha vergonha de pedir ajuda. O que digo à minha filha é um passo além disso – ela está perfeitamente conectada, do jeito que é. Suas lutas também são sua porta de entrada para seus pontos fortes, assim como são para mim”, concluiu.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!


Palavras-chave
Família Criança Mãe Autismo relato de mãe relato desabafo

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"