Família

Receita de sopa de legumes e papinha de frutas

Nutricionista dá dicas de como preparar refeição saudável

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Não existem alimentos proibidos para as crianças: o importante é oferecer uma alimentação saudável e equilibrada. Os únicos cuidados que devem ser tomados são em relação ao preparo da comida.  A nutricionista Kelly Salute Balieiro, mãe de Anne e Nicolas, aconselha que os horários das refeições sejam fixos, já que é importante ter horário de acordar, comer, dormir e brincar. “Quando estas situações não estão bem definidas, a criança pode ficar insegura e comprometer o apetite”, diz.
 

Dica de receita:

Legumes                         Verduras/Crucíferas               Carboidrato                                         Porção

Anúncio

FECHAR

Cenoura                              Escarola                                Batata ……………………………………….   2 cubinhos

Vagem                                Couve                                   Arroz (7 grãos, integral, quinua)……….  2 Col.(sopa)

Chuchu                               Brócolis                                Macarrão integral …………………………   ½ xícara (chá)

Abóbora (moranga)             Couve-flor                            

Abobrinha                            Espinafre

Mandioquinha

Nhame

Sopa de legumes em cubinhos

Pré-preparo

1.       Compre aproximadamente 500g de 4 tipos diferente de legumes de sua preferência

2.       Compre também um maço de escarola, couve ou brócolis

3.       Lave e pique muito bem todos os legumes e cozinhe-os em água fervente (separadamente)

4.       Depois, distribua os legumes em formas de gelo, separadamente.

5.       Com a batata, é o procedimento é o mesmo.

6.       Distribua os legumes em formas de gelo e cubra com fita filme. Leve para o congelador e depois, você terá cubinhos de legumes disponíveis para montar várias combinações de sopas, de forma prática, rápida e saudável (não esqueça de identificar os alimentos)

Como preparar a sopa

Em uma panela antiaderente, coloque 500ml de caldo de carne ou frango e acrescente, 3 cubos de legumes, 3 porções de verduras e 3 de carboidratos. Deixe cozinhar de forma homogênea e passe os alimentos na peneira se a criança for pequena.

Antes de servir, não esqueça de complementar com 1 colher (café) de azeite.

Acompanhe com suco de frutas naturais (de preferência à base de vitamina C) e uma papinha doce como sobremesa

Receita de papa de frutas

Comece com as frutas mais fáceis, como o mamão e pêra.

A papa doce é simples na sua forma de preparo, uma vez que você deve passar a fruta na peneira. No caso da pêra e maçã, cozinhe rapidamente com um pouco de água até ficarem macias. Depois, passe na peneira e depois de fria, ofereça ao bebê.

No início, o importante é oferecer as frutas separadamente para que a criança possa identificar os sabores peculiares de cada fruta.

 

Consultoria: Kelly Salute Balieiro, mãe de Anne e Nicolas, é nutricionista do Laboratório Femme e especialista em Nutrição Clínica e Pediatria.

Pais&Filhos TV