Publicado em 04/10/2020, às 09h26 - Atualizado em 05/10/2020, às 07h04 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
A portaria, assinada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e publicada no Diário Oficial, define e explica quais serão as regras de reabertura para cinemas, teatros, museus, bibliotecas e casas de espetáculos na cidade. Fechadas desde o início da pandemiado novo coronavírus, os locais poderão voltar a funcionar quando a capital entrar na fase verde do Plano São Paulo.
Até o momento, a cidade está na fase amarela e na próxima sexta-feira, 9 de outubro, será analisado se São Paulo poderá avançar para a fase verde. As principais regras que os estabelecimentos devem seguir com a reabertura são:
Com o objetivo de evitar aglomerações, todas as salas deverão abrir cerca de 30 minutos antes do início de cada sessão, evitando assim a formação de filas. Além disso, será obrigatório que o estabelecimento disponibilize máscarasaos funcionários e também para os clientes que não estejam utilizando.
Para aproveitar as sessões, as outras regras a serem seguidas são:
As regras serão semelhantes ao do cinema, incluindo a capacidade máxima de 60% do público. Nas salas em que foram dispostas meses, é importante garantir a distância superior a 1 metro, com capacidade de até 6 pessoas.
Para os espetáculosem que os clientes irão ficar em pé, a distância deverá ser de dois metros, para garantir assim a circulação de pessoas sem causar aglomerações. Para os artistas, caso o número de camarins se exceda, as zonas de apoio deverão ser devidamente identificadas.
Em casos de figurinos, todos devem estar separados individualmente, com o intuito de evitar a contaminação cruzada após as apresentações. Deverá ainda ser elaborada uma escala para os funcionários que não tenham com quem deixar os filhos enquanto as creches estiverem fechadas, dando o devido apoio, especialmente para as mães.
Para as salas de estudo, é importante que as cadeiras e mesas ocupadas tenham o distanciamentode 1,5 metro, com exceção de pessoas que necessitam de auxílio e supervisão. Além disso, o ambiente deve ser estimulado para uma visita de pequenos grupos com poucos objetos, para reduzir o uso de armários. Regras como horário de uso, agendamentos e escalas deverão ser fixadas no local.
Os eventos autorizados a funcionar neste primeiro momento são: convenções, seminários, workshops, palestras, feiras de artesanato, gastronômicas, de negócios e similares. Festas estão suspensas até novas avaliações.
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Bebês
Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"