Família

“Queremos trazer encantamento às pessoas”, diz criador da campanha dos Mamíferos Parmalat

Entrevistamos o publicitário Erh Ray, um dos responsáveis pela propaganda que fez muito sucesso nos anos 90 e que agora está de volta

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Alguns eram crianças na época, outros já eram crescidos. Mas independente da idade, a verdade é que quem viveu nos anos 90 conhece as inconfundíveis músicas “O búfalo falou que é bom, o gorila falou que faz bem…” e “O elefante é fã de Parmalat”. Sim, estamos falando do comercial dos Mamíferos Parmalat, encenado por crianças fantasiadas de animais graciosos. A empresa está de volta ao país e trabalha para se reposicionar, depois de um hiato que durou mais de 10 anos. E não poderia deixar de fora os filhotes que encantaram diversas pessoas na época, com seus jingles e bichos de pelúcia. No último domingo, 11 de maio, a empresa lançou sua nova campanha com os mamíferos. Além dos conhecidos, como o leão, elefante, urso panda, gato e cachorro, foram incluídos animais da fauna nacional como tamanduá, bicho preguiça, tatu, jaguatirica e lobo-guará.

A Pais&Filhos conversou com exclusividade com um dos criadores da campanha nos anos 90, o diretor de criação, sócio e co-CEO da agência BETC, Erh Ray, pai de Yanly e May, publicitário inquieto, curioso por natureza e pai dedicado, falou conosco sobre diferentes assuntos e conta quais são as expectativas para o relançamento da campanha.

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Pais&Filhos: A propaganda dos mamíferos gerou muita identificação no público brasileiro nos anos 90. Como é trazê-los à tona novamente?

Erh Ray: É sempre uma emoção trazer de volta a propaganda. Ela deixou de ser minha e se tornou do povo brasileiro, faz parte da nossa propaganda. Me alegra a possibilidade de aqueles que eram crianças na época poderem matar a saudade do comercial e os que não tiveram contato poderem conhecer.

Pais&Filhos: Quando você criou a campanha qual era sua intenção?

Erh Ray: Naquela época eu era um moleque, estava começando na propaganda e descobrindo como era o mercado paulista. Trabalhava na DM9DDB e chegou na minha mesa um job para criar uma campanha de lançamento de leite. Sempre fui muito curioso e lembro que tive contato com o trabalho do fotógrafo americano Tom Arma. Ele é conhecido por fazer livros infantis e fotos de crianças vestidas com roupas de animais fofos. Nos conhecemos e juntos criamos a campanha só com mamíferos. Confesso que não tinha ideia que a campanha poderia se tornar tão conhecida. Foi ela que ajudou a impulsionar minha carreira na publicidade.

Pais&Filhos: E atualmente. O que você pretende com ela?

Erh Ray: Primeiramente encantar as pessoas e trazer uma lembrança boa para elas. Além disso queremos reposicionar a marca no mercado. Antes de lançarmos a campanha novamente fizemos uma pesquisa para saber o que a Parmalat significava para as pessoas e percebemos que os Mamíferos de Pelúcia são um grande ativo para a marca. Foi ai que vimos que trazer de volta os mamíferos seria algo positivo.

Pais&Filhos: Como tem sido a recepção das pessoas?

 Erh Ray: No primeiro dia que veiculamos a propaganda ficamos ansiosos nas redes sociais para vermos o comportamento das pessoas. Foi emocionante, vimos muitas pessoas falando da infância, relembrando as músicas antigas. Era algo como se um amigo muito querido tivesse voltado.

Pais&Filhos: Quais são as novidades da campanha atual?

Erh Ray: A música está diferente das anteriores, o cenário ganhou um tom de cinza e temos novos animais que fazem parte da fauna brasileira, como o tamanduá, bicho preguiça, tatu, jaguatirica e lobo-guará. Mas a essência é a mesma. Além disso, criamos também o  “Mamificator”, um aplicativo em que o usuário poderá inserir a imagem de seu rosto no de um dos mamíferos, tanto em foto como em vídeo. O dispositivo será lançado nos próximos dias na fanpage da marca.


Pais&Filhos: Você acha que a campanha é direcionada para as crianças ou para od adultos?

Erh Ray: É uma campanha direcionada para o brasileiros de forma geral. Acho que todos podem se encantar, tanto adultos como crianças. A Parmalat não possui uma linha de produtos infantis, mas todo mundo bebe leite.

Pais&Filhos: Você mencionou que a campanha foi muito relevante para sua carreira. Você ganhou algum prêmio com ela?

Erh Ray: Não criamos ela pensando em algum prêmio, mas nossa maior recompensa veio do povo brasileiro. Eu ganhei prêmios com outros trabalhos, mas confesso que nenhum dos meus troféus está comigo. Eu não gosto de ficar olhando para eles. Gosto de ser provocado, ter novas ideias.

Pais&Filhos:Além da campanha dos Mamíferos Parmalat, você possui muitos outros trabalhos no ramo da publicidade. Quais são os principais para você?

Erh Ray: As pessoas costumam me conhecer pela campanha da Parmalat. Mas eu fiz outras coisas na minha carreira. Criei a campanha do Super 15 da Telefônica, fiz o lançamento da cerveja Bohemia no Brasil, o filme de “Carlinhos”, de combate ao preconceito aos portadores da Síndrome de Down.

Pais&Filhos: E de onde vem tantas inspirações?

Erh Ray: Gosto de estar informado, leio muitos sites, procuro referências. Atualmente o acesso aos materiais de pesquisa está disponível para todo mundo. Tanto o presidente quanto o estagiário podem pesquisar informações. Para chegar a uma boa ideia é preciso muito trabalho, muitas ideias vão dar errado para uma dar certo, não vem do nada. Além disso, viajo muito com a minha família, isso me ajuda a ter inspiração.

Pais&Filhos: Como é sua relação com sua família?

Erh Ray: Quando não estou trabalhando gosto de estar com minha esposa e meus filhos dois filhos, May, de 12 anos e Yanly, de 10 anos. Dou muito valor a isso. Essa dedicação à família é muito comum entre os orientais.

Pais&Filhos: Aproveitando que estamos falando sobre esse assunto. Para nós, família é tudo. E para você?

Erh Ray: Concordo. Minha família e a da minha esposa são pequenas. Sendo assim, procuramos estar sempre juntos. Sou o integrante que gosta de juntar todo mundo.

 

 

 

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