Publicado em 28/08/2024, às 13h54 por Ana Luiza Messenberg, Filha de Carlos e Sonia
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 27,9% dos brasileiros sofrem com pressão alta. Quando falamos do controle da hipertensão, escolher alimentos que ajudem a mantê-la estável é fundamental. Geralmente, esta condição é assintomática, e evolui de forma silenciosa, podendo, inclusive, causar lesões em órgãos vitais como o coração, rins, cérebro, retina e vasos sanguíneos.
É meio que um senso comum que o alto consumo de sal é um dos principais inimigos da hipertensão. Isso se deve ao fato de que o sódio presente no sal pode resultar na retenção de água, aumento do volume sanguíneo e contração dos vasos, elevando assim a pressão arterial e o maior risco de doenças cardiovasculares.
No geral, frutas, legumes e verduras são indicados para pessoas que sofrem com a condição, já que esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais ultra importantes.
Em 2012, um estudo acompanhou 13.368 médicos do sexo masculino, na faixa etária dos 52 anos, por 16 anos. Os resultados apontaram que dos participantes, quem comia cereais frequentemente durante a semana tinha menos chances de hipertensão. Na pesquisa, os cereais integrais foram categorizados como aqueles que tinham na composição pelo menos 25% de aveia ou farelo.
A aveia contém minerais como potássio e magnésio, que têm papeis cruciais na regulação da pressão arterial. O potássio contrabalança os efeitos do sódio. E também, é rica em fibras solúveis, principalmente beta-glucanos, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), sendo benéfico para a saúde cardiovascular e pode ajudar a controlar a pressão arterial.
Já em 2018, um outro estudo acompanhou três grupos diferentes de adultos por 30 anos. Os que consumiram iogurte cinco ou mais vezes por semana reduziram em até 19% o desenvolvimento da pressão alta. Os profissionais descobriram também que consumir outros produtos lácteos (como leite e queijo) ajudava a manter um menor risco de hipertensão.
A pesquisa enfatizou que o iogurte é um laticínio que possui altas concentrações de caseína e proteínas de soro de leite, como cálcio, magnésio e potássio. Esses compostos vêm sendo associados a efeitos de diminuição e controle da pressão arterial em estudos com animais e estudos observacionais e experimentais com seres humanos.
A pressão alta é um problema que atinge 27,9% dos brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Saber quais os sintomas e quais os hábitos que ajudam a reduzir estes sinais faz com que as pessoas que sofrem com esta condição levem uma vida melhor.
Para conseguir controlar a pressão arterial, é preciso prestar atenção e cuidar da alimentação e das bebidas que consumimos. Entre as muitas opções que podemos escolher, o chá se destaca como uma das melhores escolhas. Alguns estudos apontaram que existe um chá específico considerado o mais eficaz no tratamento da hipertensão.
Bom, antes de falarmos sobre a bebida ‘mágica’, precisamos entender o que é a pressão arterial alta, ou hipertensão. Ela acontece quando a força do sangue contra as paredes das artérias é maior do que o esperado. Geralmente, para ser identificada, esta condição é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é representada por dois números, como 120/80. Leia mais clicando aqui.
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Eclipse lunar ilumina o céu nesta terça; saiba como assistir
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"