Família

Professora cria museu temporário para exibir histórias de vida dos alunos

Marko Marko Metzinger Photography

Publicado em 15/02/2022, às 08h37 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Para chamar atenção dos estudantes sobre importância e capacidade de cada pessoa na construção da história, uma professora organizou uma exposição de objetos pessoais. A organizadora do projeto “Museu Temporário de Lembranças” falou com o portal Porvir sobre a iniciativa.

Adriana Negreiros Campos, responsável pela área de história da instituição, notou a dificuldade dos alunos associarem a disciplina com a história de vida deles e da família. Com isso, a educadora reuniu duas turmas do 5º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Santos (SP) para propor uma atividade diferente.

“A princípio, a atividade seria com documentos e objetos. A proposta era construir um museu que abarcasse as memórias por meio de objetos significativos trazidos pelos próprios alunos, pelos professores, pela equipe técnica e também por mim”, detalha Adriana.

Durante as aulas, a professora de história passou a levar objetos como meio para eu trabalhar história e história textual com alunos, como baús, máscaras antigas, réplicas de objetos arqueológicos, objetos indígenas e inclusive disquetes e mostrando a importância do item no contexto histórico.

Alunos discutiram sobre objetos e sua ligação com o contexto histórico (Foto: Marko Marko Metzinger Photography)

A atividade

“Os alunos se dividiram em grupos e eu passei um roteiro de perguntas sobre o objeto para eles. Primeiro, são perguntas sobre o aspecto físico: como é o objeto, qual é a sua estrutura e se ele está inteiro ou em pedaços. Depois, sobre a tecnologia: qual é o material do objeto, como foi produzido, se foi produzido por uma pessoa só ou várias, se foi produzido em uma fábrica ou feito à mão, quem usou aquele objeto, entre outras questões. Tudo isso para que depois eles tivessem o mesmo olhar com os objetos que trariam de casa para a escola“.

Logo em seguida, Adriana passou a pedir para os alunos trazerem seus pertences, e realizar um caminho inverso: perguntar às famílias sobre o que tinham trazido, como: que foto era aquela, quando tinham usado a roupinha que levaram, qual era a história por trás daquele brinquedo.

Objetos pessoais dos alunos de Adriana em exposição (Foto: Acervo pessoal)

Nesse momento, a mestranda em Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) explica que pediu ajuda à professora de língua portuguesa para a redação das legendas de cada material e na elaboração do catálogo do nosso museu.

“O produto final foi a montagem de um museu temporário com todos os materiais trazidos para a escola. O objetivo do projeto foi trabalhar história e mostrar para os alunos que ela não se faz só com escrita, mas também com documentos e com os próprios objetos. A história pessoal é tão importante quanto a história que está no livro”, frisa.


Palavras-chave
pfnoinsta Educação história museu objetos históricos vida real

Leia também

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Princípe William fala sobre estado de saúde de Kate Middleton e vai contra protocolo da família real

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

Pai manda mensagem à filha antes de perder a vida ao ser levado por rio no RS: “Cuida da mãe”

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita