Família

Procon fiscaliza comércios para evitar aumentos abusivos dos preços por Covid-19

Giuliano Gonçalves / reprodução E-Commerce Brasil

Publicado em 16/03/2020, às 14h14 - Atualizado em 20/03/2020, às 13h18 por Helena Leite


Compartilhe:


Cresce demanda por alcool em gel (Foto: Giuliano Gonçalves / reprodução E-Commerce Brasil)

Desde o primeiro caso do coronavírus no Brasil, a demanda pelo álcool em gel subiu 1.700%. Com o aumento da demanda, os preços vão às alturas. Consumidores reclamam do valor do frasco e Procons vão às ruas investigar práticas abusivas.

Não só o álcool em gel está passando por um aumento disparado dos preços, as máscaras descartáveis também estão superfaturadas. Em Santa Catarina, o Procon de Florianópolis identificou o aumento de mais 500% nos valores das máscaras descartáveis.

O Procon de São Paulo pediu ajuda aos consumidores para identificar os presos abusivos. Foi pedido que todos os consumidores que identificarem acréscimos de mais de 50% no preço que denunciem, fotografem a oferta, o estabelecimento e guardem a nota fiscal. O órgão iniciou nesta segunda (16 de março) uma fiscalização no comércio.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, “O que o Procon pode atuar é no que o Código de Defesa do Consumidor chama de vantagem manifestamente abusiva. No Brasil, há o livre comércio e iniciativa, e é previsível que haja alguma variação pela lei da oferta e da procura. No entanto, aumentos acima de 50% acendem um sinal de alerta”. Fernando falou, ainda, que o órgão fez quase dois mil atendimentos em dez dias voltados a questões relacionados ao coronavírus.

Luciano Timm, titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, disse ao jornal Extra que a orientação é pedir ao comerciante as notas fiscais e verificar a cadeia de abastecimento. Somente assim, afirma, é possível tecnicamente caracterizar a prática de preços abusivos.

“Uma diferença de 500%, como a encontrada em Santa Catarina, não há dúvidas. Mas temos que verificar tecnicamente, mas importante que o consumidor denuncie e os Procons estejam alertas para evitar oportunismo.”, falou.

Coronavírus: como prevenir sua família

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Família Saúde Notícias coronavírus

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar